Formação de professores de Sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural

Maria Valéria Barbosa, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça

Resumo


O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão da trajetória do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp/Marília, sob a perspectiva da teoria históricocultural, e destacar as contribuições mais relevantes à formação do professor de Sociologia, no contexto da implantação da obrigatoriedade da Sociologia no ensino médio, em nível nacional, visando à formação de um profissional comprometido com a educação pública de qualidade e com a socialização do conhecimento.


Palavras-chave


Curso de Ciências Sociais; Ensino de Sociologia; Núcleo de Ensino;Experiência educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, M.V.; MENDONÇA, S.G.L. Licenciatura em ciências sociais: problemas e perspectivas. In: MORTATTI, M.R.L. (Org.). Formação de professores: propostas para ação reflexiva no ensino fundamental e médio. Araraquara: JM Editora, 2003.

CANDIDO, A. Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. In: FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. (Org.). Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1983.

CHAMMÉ, S. J.; MOTT, Y. T. A realidade do ensino de sociologia no 2º grau: inovações e continuidades. In: BICUDO, M. A V.; BERNARDO, M. V. C. (Org.). Núcleos de ensino: um projeto de educação continuada. São Paulo: Ed. Unesp, 1996.

FREITAS, L.C. A internalização da exclusão. Educação e sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 301-328, set/2002.

MELLO, S. A. A escola de Vygotsky. In: CARRARA, K. (Org.). Introdução à psicologia. São Paulo: Avericamp. 2004.

MENDONÇA, S.GL.; MILLER, S. (Org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.

OLIVEIRA, B. A. Fundamentos filosóficos marxistas da obra vigotskiana: a questão da categoria de atividade e algumas implicações para o trabalho educativo. In: MENDONÇA E MILLER (Org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p.3-26.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas. Tradução: Lydia Kuper.vol.III. Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996. v. 4. . VYGOTSKY, L.S. El problema del entorno. 1935.Mimeo.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p159

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International