Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos

Nise Jinkings

Resumo


Este trabalho busca realizar um desenho analítico das particularidades e das condições do ensino de Sociologia nas escolas brasileiras de nível médio. Trata do lugar da Sociologia no sistema educacional do país, de suas potencialidades educativas e dos dilemas enfrentados desde sua institucionalização como disciplina científica, na década de 1930. A análise trás elementos para se pensar os desafios colocados às ciências sociais e aos educadores no contexto da realidade social contemporânea e de suas novas determinações. Apoiado em atividades de ensino, pesquisa e extensão, o trabalho desenvolve reflexão sobre experiências formativas e apresenta um diagnóstico inicial das condições concretas em face das quais se realiza o ensino da disciplina nas escolas de Santa Catarina.


Palavras-chave


Sociologia; Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Educação escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p113

Direitos autorais

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

ISSN: 1414-0543

EISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br


Creative Commons License

 

Todos os artigos científicos publicados em mediacoes@uel.br estão licenciados sob uma Licença Creative Commons