Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p31

Palavras-chave:

Sociologia no Brasil, Manuais didáticos, Ensino da Sociologia

Resumo

Este texto traz alguns dados sobre os primeiros manuais didáticos de sociologia elaborados no Brasil particularmente no período compreendido entre os anos de 1930 e 1945, quando houve uma produção notável destes livros. Analisamos as condições institucionais e editoriais que permitiram a formação deste conjunto de obras, procuramos identificar a origem intelectual de seus autores e as expectativas de que a disciplina era depositária.Constatamos que o estudo dos livros didáticos permite compreender o sentido que fora dado a sociologia no ensino secundário exatamente no período em que se mobilizavam esforços para a institucionalização acadêmica do conhecimento sociológico no país. Esta análise pretende, pois, contribuir para uma abordagem sociológica do processo de constituição da sociologia no Brasil.

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Biografia do Autor

Simone Meucci, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

MEUCCI, S. Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 31–66, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3386. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos