Sinfonia a muitas mãos: esboço etnográfico de um projeto científico e as vicissitudes das políticas de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p125

Palavras-chave:

Política interinstitucional, Avaliação universitária, Pós-graduação

Resumo

Este artigo descreve o processo de elaboração de um projeto para submissão ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sua finalidade é discutir se os resultados das políticas interinstitucionais fortalecem ou não as instituições periféricas, conforme preconizado nos seus objetivos. Tal discussão passa pela análise das atuais políticas de avaliação tanto dos Programas de Pós-Graduação como do corpo docente a estes vinculados, cujo efeito parece ser a substituição do princípio da cooperação acadêmica pelo da competição entre pares. O texto originou-se da participação no Seminário Interinstitucional Ciência e Saberes na Amazônia (UFPE, 2005), na mesa redonda Políticas Interinstitucionais de Pesquisa e Formação.

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Biografia do Autor

Lady Selma Ferreira Albernaz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

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Publicado

2009-07-15

Como Citar

ALBERNAZ, L. S. F. Sinfonia a muitas mãos: esboço etnográfico de um projeto científico e as vicissitudes das políticas de avaliação. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 1, p. 125–142, 2009. DOI: 10.5433/2176-6665.2009v14n1p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3351. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê