Textos de avaliação na web: para uma política de incentivo às publicações virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p101

Palavras-chave:

Avaliação, Textos acadêmicos de avaliação, Programas de Pós-graduação

Resumo

O presente artigo focaliza os textos acadêmicos de avaliação veiculados na WEB. Ele objetiva levantar alguma hipótese que verdadeiramente possa explicar porque os Programas de Pós-graduação situados nas regiões Norte, Nordeste e Centro têm pequena visibilidade de produção de tais textos fora dos meios físicos tradicionais, com desprezo pelas possibilidades oferecidas pelo ambiente virtual, mais rápido e econômico. Em seu desenvolvimento, este artigo busca superar as hipóteses de senso comum e se propõe um détour considerando o fenômeno em sua essência para ultrapassar a sua pseudoconcreticidade. Seu pressuposto central é que o Qualis, implementado pela CAPES para avaliar as publicações acadêmicas é um fator de inibição e de impedimento de visibilidade de tal produção, que também contribui para reproduzir determinações e modos de agir ideológicos característicos dos centros editoriais e de acumulação do capital no país.

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Biografia do Autor

Zacarias Jaegger Gama, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

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Publicado

2009-07-15

Como Citar

GAMA, Z. J. Textos de avaliação na web: para uma política de incentivo às publicações virtuais. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 1, p. 101–116, 2009. DOI: 10.5433/2176-6665.2009v14n1p101. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3349. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê