Textos de avaliação na web: para uma política de incentivo às publicações virtuais

Zacarias Jaegger Gama

Resumo


O presente artigo focaliza os textos acadêmicos de avaliação veiculados na WEB. Ele objetiva levantar alguma hipótese que verdadeiramente possa explicar porque os Programas de Pós-graduação situados nas regiões Norte, Nordeste e Centro têm pequena visibilidade de produção de tais textos fora dos meios físicos tradicionais, com desprezo pelas possibilidades oferecidas pelo ambiente virtual, mais rápido e econômico. Em seu desenvolvimento, este artigo busca superar as hipóteses de senso comum e se propõe um détour considerando o fenômeno em sua essência para ultrapassar a sua pseudoconcreticidade. Seu pressuposto central é que o Qualis, implementado pela CAPES para avaliar as publicações acadêmicas é um fator de inibição e de impedimento de visibilidade de tal produção, que também contribui para reproduzir determinações e modos de agir ideológicos característicos dos centros editoriais e de acumulação do capital no país.


Palavras-chave


Avaliação; Textos acadêmicos de avaliação; Programas de Pós-graduação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p101

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