Educação na modernidade líquida: entre tensões e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n2p279

Palavras-chave:

Educação, Modernidade líquida, Teorias pedagógicas, Pósmoderno

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender as crises paradigmáticas que se multiplicam no campo da educação e na sociedade em geral, refletindo diretamente as influências dessa crise no contexto das teorias pedagógicas na contemporaneidade. Problematizamos aspectos do pensamento pós-moderno e diversos/as autores/as que privilegiam mudanças de perspectiva acerca dos postulados da modernidade, como Bauman (2001; 2010; 2013), Harvey (2012), Santos (2007), Lyotard (1988) e alguns/mas outros/as que darão subsídio às nossas reflexões. Tais prerrogativas se sustentam na atual crise societária que tem propiciado o questionamento das metanarrativas modernas e seus pilares de sustentação diante das transformações ocorridas na denominada Modernidade Líquida.

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Biografia do Autor

Cássia Cristina Furlan, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.  

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professora da Universidade Estadual de Maringá - UEM. 

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

FURLAN, C. C.; ROSE MAIO, E. Educação na modernidade líquida: entre tensões e desafios. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 21, n. 2, p. 279–302, 2016. DOI: 10.5433/2176-6665.2016v21n2p279. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/27999. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos