Políticas públicas e desigualdade de gênero na sociedade brasileira: Considerações sobre os campos do trabalho, da política e da ciência

Janaina Xavier do Nascimento

Resumo


O presente texto enfoca a problemática da desigualdade de gênero e políticas públicas na sociedade brasileira, tendo como principais objetivos os que se seguem: Analisar a desigualdade de gênero na sociedade brasileira, traçando um esboço do que ocorre em três áreas centrais para essa discussão, quais sejam: campo do trabalho, campo da representação política e campo científico; 2) Examinar conquistas e desafios no que tange ao enfrentamento dessa desigualdade através de políticas públicas de gênero. Para tanto, recorre-se a dados secundários das seguintes fontes: IBGE, TSE e CNPq. Por fim, observam-se conquistas importantes, contudo não a ponto de reverter significativamente o quadro de desigualdade profunda, sobretudo no campo da representação política.

Palavras-chave


desigualdade de gênero; políticas públicas; política; ciência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n1p317

Direitos autorais 2020 Mediações - Revista de Ciências Sociais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International