A Invasão das Terras Kaingang nos Campos de Palmas. O Processo Contra a Liderança Indígena Vitorino Condá (1839-44)

Almir Antonio de Souza

Resumo


O objetivo do estudo é analisar na documentação do período, como se deu o processo judicial contra a liderança indígena Vitorino Condá e a invasão das terras do povo originário sob seu comando na região compreendida entre os campos de Palmas no Planalto meridional. Na invasão dos campos de Palmas, analiso o envolvimento das autoridades e fazendeiros imperiais com o processo de tentativa de controle, domínio e expulsão de Vitorino Condá e seus comandados e demonstro a política desenvolvida por essas autoridades e fazendeiros, bem como as formas utilizadas para afastar Condá de seus lugares de morada através de um processo civil de justificação. Tornase importante demonstrar o processo de expulsão do povo Kaingang liderado por Vitorino Condá, dos Campos de Palmas. Nas lutas por suas terras e no confronto com
fazendeiros e autoridades imperiais durante a expansão luso-brasileira, há a
afirmação de povoados e vilas e assinalam-se as estratégias políticas de índios e não índios nesses lugares.


Palavras-chave


História indígena; Kaingang; Palmas; Vitorino Condá.

Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA, José Joaquim Pinto. Notícias da descoberta dos Campos de Palmas. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, t. 14, p. 425-438, 1851.

BRINGMANN, Sandor Fernando. Índios, colonos e fazendeiros: conflitos interculturais e resistência Kaingang nas Terras Altas do Rio Grande do Sul (1829- 1860). 2010. 219 f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e fronteiras. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

LIMA, Carlos A. M. Tráfico Ilegal para a fronteira agrária: Domingos Inácio de Araújo (Palmeira, 1830-1851). In: Anais do Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 4, 2009.

MACHADO, Antonio Claudio da Costa. Código de processo civil interpretado e anotado. Barueri: Manole, 2012. Seção IX - Da justificação, art. 861 a 866, p. 1537.

MALAGE, Kátia Graciela Jacques Menezes. Condá e Viri: chefias indígenas em Palmas - PR, década de 1840. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

MOTA, Lúcio Taudeu. Os índios Kaingang e seus territórios nos campos do Brasil meridional na metade do século passado. In: MOTA, Lúcio Tadeu; NOELLI, Francisco S.; TOMMASINO, Kimiye (Org.). Uri e Wãxi: Estudos interdisciplinares Kaingang. Londrina: Ed. UEL, 2000.

ORTELLI, Sara. Trama de una guerra conveniente: Nueva Viscaya y la sombra de los apaches. (1748-1790). México: Centro de Estudios Históricos, 2007.

SOUZA, Almir Antonio de. Armas, pólvora e chumbo: a expansão luso-brasileira e os Índios do Planalto Meridional. 2012. 459 f. Tese (Doutorado em História) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

SUPRINYAK, Carlos Eduardo. Tropas em marcha: o mercado de animais de carga no centro-sul do Brasil imperial. São Paulo: Annablume, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n2p43

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International