O cheiro doentio do contato: doença, história e degradação ambiental entre os Karitiana na Amazônia ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2012v17n1p85

Palavras-chave:

Doença, Meio-ambiente, Karitiana, Ecologia

Resumo

Partindo de uma interpretação singular que os Karitiana, grupo Tupi-Arikem em Rondônia, propuseram para um evento que acompanharam pela televisão, este artigo pretende refletir sobre as relações entre a doença, a história e o meio-ambiente no contexto das relações interétnicas e dos graves e complexos problemas criados pelo contato para as sociedades indígenas nas terras baixas sul-americanas. O texto sugere que os Karitiana estão atentos aos diversos acontecimentos ao redor do planeta, e refletem sobre eles a partir de seus parâmetros cosmológicos. Assim, produzem comentários de alcance global que podem ser tomados como formas de conhecimento e crítica ambientais, ao abranger, por exemplo, as relações com a história, com o cosmos e com seus habitantes, humanos e não-humanos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Ferreira Vander Velden, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

Referências

ALBERT, Bruce. A fumaça do metal: história e representação do contato entre os Yanomami. Anuário Antropológico, Rio de Janeiro, v. 89, p. 151-189, 1992.

ALBERT, Bruce.O ouro canibal e a queda do céu: uma critica xamânica da economia política da natureza. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida (org.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo: Imprensa Oficial/Edunesp/IRD, 2002.

ALBERT, Bruce. The rivers know our blood (interview with Davi Kopenawa Yanomami). Cadernos da CCPY - Documentos Yanomami¸ Brasília, n. 2, p. 115-121, 2001.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno (org.). Conflitos sociais no complexo madeira. Manaus: Edições UEA, 2009.

ALVAREZ, Gabriel. Satereria: Tradição e Política - Sateré-Mawé. Manaus: Editora Valer, 2009.

BARBROOK, Richard. Futuros imaginários: das máquinas pensantes à aldeia global. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2009.

BARROS, Edir Pina. Os filhos do sol: história e cosmologia na organização social de um povo Karib: os Kurâ-Bakairi. São Paulo: Edusp, 2003.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a outra modernidade. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

BLASER, Mario. La ontología política de un programa de caza sustentable. Red de Antropologías del Mundo - World Anthropologies Network, n. 4, p. 81-107, 2009.

BORZACOV, Eduardo. Glossário do linguajar amazônico. Porto Velho: Edição do autor, 2004.

BUCHILLET, Dominique. Contas de vidro, enfeites de branco e potes de malária: epidemiologia e representação de doenças infecciosas entre os Desana do alto Rio Negro. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida (org.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo: Imprensa Oficial/ Edunesp/IRD, 2002.

CASTRO, Eduardo Viveiros. Araweté: os deuses canibais. Rio de Janeiro: Zahar/ Anpocs, 1986.

CASTRO, Eduardo Viveiros. A inconstância da alma selvagem: e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

CASTRO, Eduardo Viveiros. Indivíduo e sociedade no Alto Xingu: os Yawalapíti. 1977. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1977.

CASTRO, Eduardo Viveiros. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996.

CASTRO, Eduardo Viveiros. Perspectival anthropology and the method of controlled equivocation. Tipiti, Oxford, v. 2, n. 1, p. 3-22, 2004.

COELHO, Vera P. Figuras zoomorfas na arte Waurá: anotações para o estudo de uma estética indígena. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, São Paulo, v. 5, p. 267-281, 1995.

COOK, Noble D. Born to die: disease and New World conquest, 1492-1650. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

CORBIN, Alain. Saberes e odores:o olfato e o imaginário social nos séculos dezoito e dezenove. São Paulo: Cia das Letras, 1987.

CORMIER, Loretta. Kinship with monkeys: the Guajá foragers of Eastern Amazonia. New York: Columbia University Press, 2003.

CORMIER, Loretta. Um aroma no ar: a ecologia histórica das plantas anti-fantasma entre os Guajá da Amazônia. Mana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 129-154, 2006.

CROCKER, Jon Christopher. Vital souls: bororo cosmology, natural symbolism and shamanism. Tucson: University of Arizona Press, 1985.

CROSBY, Alfred. The Columbian exchange: biological and cultural consequences of 1492. Westport: Greenwood Press, 1972.

CUNHA, Manuela Carneiro; ALMEIDA, Mauro W.Barbosa (org.). Enciclopédia da floresta: o Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

DAMATTA, Roberto; SOÁREZ, Elena. Águias, burros e borboletas: um estudo antropológico do jogo do bicho. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

DESCOLA, Philippe. Constructing natures: symbolic ecology and social practice. In: DESCOLA, Philippe; PÁLSSON, Gísli (org.). Nature and society: anthropological perspectives. London: Routledge, 1996.

DESCOLA, Philippe. Ecologia e cosmologia. In: DIEGUES, Antônio Carlos (org.). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Annablume/NUPAUB/Hucitec, 2000.

DESCOLA, Philippe. Estrutura ou sentimento: a relação com o animal na Amazônia. Mana, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 23-45, 1998.

ERIKSON, Philippe. Reflexos de si, ecos de outrem: efeitos do contato sobre a autorepresentação Matis. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida (org.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo: Imprensa Oficial/Edunesp/IRD, 2002.

ERIKSON, Philippe. The social significance of pet-keeping among the Amazonian Indians. In: PODBERSCEK, Anthony; PAUL, Elizabeth; SERPELL, James (ed.). Companion animals and us: exploring the relationships between people and pets. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

ESCOBAR, Ana Lúcia et al. Causas de internação hospitalar indígena em Rondônia: o distrito especial indígena Porto Velho (1998-2001). In: COIMBRA JUNIOR, Carlos E. A.; SANTOS, Ricardo Ventura; ESCOBAR, Ana Lucia (org.). Epidemiologia e saúde dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz/ABRASCO, 2003.

FAGAN, Brian. O aquecimento global: a influência do clima no apogeu e declínio das civilizações. São Paulo: Larousse, 2009.

FARAGE, Nádia. As flores da fala: práticas retóricas entre os Wapishana. 1997. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

FAUSTO, Carlos. Inimigos fiéis: história, guerra e xamanismo na Amazônia. São Paulo: Edusp, 2001.

FEARNSIDE, Philip. A ocupação humana de Rondônia: impactos, limites e planejamento. Brasília: Programa Polonoroeste/SCT-PR/CNPq, 1989. (Relatório de Pesquisa, n. 5).

FÓLLER, Maj-lis. Intermedicalidade: a zona de contato criada por povos indígenas e profissionais de saúde. In: LANGDON, Esther. J.; GARNELO, Luiza (org.). Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Rio de Janeiro: Contra Capa/ABA, 2004.

GIANNINI, Isabelle. A ave resgatada: “a impossibilidade da leveza do ser”. 1991. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

GOW, Peter. Of mixed blood: kinship and history in Peruvian Amazonia. Oxford: Clarendon Press, 1991.

GOW, Peter. O parentesco como consciência humana: o caso dos Piro. Mana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 39-65, 1997.

HEMMING, John. Amazon frontier: the defeat of the brazilian indians. London: MacMillan, 1987.

HUGO, Victor. Desbravadores. Porto Velho: Edição do autor/Beron, 1991.

KEIFENHEIM, Bárbara. Suicide à la Kashinawa. Le désir de l’au-delà ou la séduction olfactive et auditive par les esprits des morts. Journal de la Société des Américanistes, n. 88, p. 91-110, 2002.

KELLNER, Douglas. The persian gulf TV war. Boulder: Westview Press, 1992.

KENSINGER, Kenneth. How real people ought to live: the Cashinahua of eastern Peru. Prospect Heigths: Waveland Press, 1995.

KIETZMAN, Dale. Indians and culture areas of twentieth century Brazil. In: HOPPER, Janice. (ed.). Indians of Brazil in the twentieth century. Washington: Institute for Cross-Cultural Research, 1967. p. 3-51.

KIRSCH, Stuart. Reverse anthropology: indigenous analysis of social and environmental relations in New Guinea. Stanford: Stanford University Press, 2006.

KUNITZ, Stephen. Disease and the destruction of indigenous populations. In: INGOLD, Tim (org.). Companion encyclopedia of anthropology: humanity, culture and social life. London: Routledge, 1994.

LIMA, Edilene Coffaci. Com os olhos da serpente: homens, animais e espíritos nas concepções Katukina sobre a natureza. 2000. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

LIMA, Tânia Stolze. A vida social entre os Yudjá (índios Juruna). 1986. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1986.

LIMA, Tânia Stolze. Um peixe olhou para mim: o povo Yudjá e a perspectiva. São Paulo: Edunesp/ISA, 2006.

MEIRELES, Denise Maldi. Populações indígenas e a ocupação histórica de Rondônia. 1984. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 1984.

MONTAGNER, Delvair. A morada das almas: representações das doenças e das terapêuticas entre os Marúbo. Belém: MPEG, 1996.

MOSER, Lílian. Os Karitiana e a colonização recente em Rondônia. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – UNIR, Porto Velho, 1993.

NOVAES, Marlene Rodrigues de. A caminho da farmácia pluralismo médico entre os Wari’ de Rondônia. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

OVERING, Joanna. There is no end of evil: the guilty innocents and their fallible god. In: PARKIN, David (org.). The anthropology of evil. Oxford: Basil Blackwell, 1985a.

OVERING, Joanna. Today is hall call him ‘mummy’. In: OVERING, Joanna (org.). Reason and morality. London: Tavistock, 1985b.

PARAGUASSU-CHAVES, Carlos. Geografia médica ou da saúde: espaço e doença na Amazônia Ocidental. Porto Velho: Edufro, 2001.

PERES, Sidnei. Antropologia, ecologia e sociedades indígenas na Amazônia: a trajetória de um discurso. Temáticas, Campinas, v. 7, n. 13-14, p. 183-218, 1999.

PINHEIRO, Manoel T. da Costa. Explorações do Rio Jacy-Paraná. Rio de Janeiro: Papelaria Macedo, 1910. (Commissão de Linhas Telegraphicas Estrategicas de Matto Grosso ao Amazonas, n. 5).

POSEY, Darrell; ELISABETSKY, Elaine. Conceito de animais e seus espíritos em relação a doenças e curas entre os índios Kayapó da aldeia Gorotire, Pará. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, v. 7, n. 1, p. 21-36, 1991.

REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. Cosmology as ecological analysis: a view from the rainforest. Man, London, v. 11, n. 3, p. 307-318, 1976.

REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. Desana: le symbolisme universel des indiens Tukano du Vaupés. Paris: Gallimard, 1968.

REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. Tapir avoidance in the Colombian Northwest Amazon. In: URTON,Gary. (ed.). Animal myths and metaphors in South America. Salt Lake City: University of Utah Press, 1985.

RIBEIRO, Berta. Amazônia urgente: cinco séculos de história e ecologia. Belo Horizonte: Itatiaia, 1990.

RONDON, Cândido M. da Silva. Commissão de linhas telegraphicas estrategicas de Matto Grosso ao Amazonas. Rio de Janeiro: Papelaria Luiz Macedo, 1907.

SAHLINS, Marshall. Historical metaphors and mythical realities: structure in the early history of the Sandwich Islands Kingdon. Canadá: The University of Michigan Press, 1981.

SEEGER, Anthony. Nature and society in central Brazil: the Suya indians of Mato Grosso. Cambridge: Harvard University Press, 1981.

SHEPARD JUNIOR, Glenn H. A sensory ecology of medicinal plant therapy in two Amazonian societies. American Anthropologist, Washington, v. 106, n. 2, p. 252- 266, 2004.

SILVA, Christiano Barros Marinho. Vai-te para onde não canta galo, nem boi urra...: diagnóstico, tratamento e cura entre os Kariri-Xocó. Maceió: Edufal, 2004. (Coleção Índios do Nordeste: temas e problemas, v. 5).

STRATHERN, Marilyn. Property, substance and effect: anthropological essays on persons and things. London: Athlone, 1999.

SZTUTMAN, Renato. Sobre a ação xamânica. In: GALLOIS, Dominique (org.). Redes de relações nas Guianas. São Paulo: Associação Editorial Humanitas/ Fapesp, 2005.

TAUSSIG, Michael. Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem: um estudo sobre o terror e a cura. São Paulo: Paz & Terra, 1993.

TURNER, Terence. Baaridjumoko em Altamira. Aconteceu Especial, São Paulo, v. 18, p. 337-338, 1991.

UJVARI, Stefan. Meio ambiente e epidemias. São Paulo: SENAC, 2004.

VELDEN, Felipe Vander. Banhos de sangue: relatos Karitiána de guerras, canibalismo e troféus humanos. In: CABRAL, Ana Suelly Arruda et al. Línguas e culturas. Campinas: Editora Curt Nimuendajú, 2011. p. 27-58.

VELDEN, Felipe Vander. Circuitos de sangue: corpo, pessoa e sociabilidade entre os Karitiana. Habitus, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 275-300, jul./dez. 2007.

VELDEN, Felipe Vander. De volta para o passado: territorialização e ‘contraterritorialização’ na história karitiana. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 55-65, jan./jun. 2010b.

VELDEN, Felipe Vander. Inquietas companhias: sobre os animais de criação entre os Karitiana. 2010a. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Campinas, Campinas, 2010.

VELDEN, Felipe Vander. O gosto dos outros: o sal e a transformação dos corpos entre os Karitiana no sudoeste da Amazônia. Temáticas, Campinas, v. 31, p. 11-41, 2008.

VELDEN, Felipe Vander. Por onde o sangue circula: os Karitiana e a intervenção biomédica. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

VERANI, Cibele. Representações tradicionais da doença entre os Kuikuro (Alto Xingu). In: BUCHILLET, Dominique (org.). Medicinas tradicionais e medicina ocidental na Amazônia. Belém: MPEG/CNPq/PR/Cejup/UEP, 1991.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

WAWZYNIAK, João Valentin. Curupira “engerado” em Ibama: apreensão de um órgão público federal em termos cosmológicos”. Teoria e Pesquisa, São Carlos, v. 44-45, p. 5-18, 2004.

WAWZYNIAK, João Valentin."Engerar”: uma categoria cosmológica sobre pessoa, saúde e corpo. Ilha, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 33-55, 2003.

WELZER, Harald. Guerras climáticas: por que mataremos e seremos mortos no século 21. São Paulo: Geração Editorial, 2010.

WIIK, Flávio. Contato, epidemias e corpo como agentes de transformação: um estudo sobre a AIDS entre os índios Xokléng de Santa Catarina, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 397-406, 2001.

WRIGHT, Robin. Ialanawinai: o branco na história e mito Baniwa. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida (org.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo: Imprensa Oficial/Edunesp/IRD, 2002.

Downloads

Publicado

2012-03-18

Como Citar

FERREIRA VANDER VELDEN, F. O cheiro doentio do contato: doença, história e degradação ambiental entre os Karitiana na Amazônia ocidental. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 17, n. 1, p. 85–120, 2012. DOI: 10.5433/2176-6665.2012v17n1p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/2012.v17n1p85. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê