Novas/Velhas formas de organização e exploração do trabalho: a produção "integrada" na agroindústria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n2p230

Palavras-chave:

Integração, Assalariamento, Precarização, Subsunção do trabalho

Resumo

O presente texto analisa a denominada “produção integrada” na agroindústria brasileira. A “integração” é uma forma de organização da produção e trabalho na qual uma empresa tomadora dos serviços firma contrato de exclusividade com supostos produtores rurais para fornecimento de determinado produto componente de seu processo produtivo. O modelo empreendido é um aparente monopsônio, mas na verdade constitui uma relação de assalariamento comum, sob tentativa de disfarce pouco arrojada. Há amplo controle do tomador de serviços sobre o processo produtivo dos “integrados”, que têm se tornado intermediadores de mão de obra ou apenas um empregado em meio aos demais envolvidos na produção. Os corolários da “integração” têm sido a extrema subsunção dos trabalhadores à empresa contratante e a brutal precarização de todos os trabalhadores (inclusive crianças) envolvidos. Além de revisão e discussão da literatura sobre esse modelo, este texto apresenta pesquisa efetuada em dois empreendimentos do setor avícola no nordeste da Bahia que adotam o modelo da “integração”.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor Araújo Filgueiras, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez Editor, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.

CONCEIÇÃO, Edney. Territorialidade da avicultura de corte na Bahia: o sistema integrado de produção avícola nos municípios de São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira – BA. UFBA – Salvador – Bahia, 2007.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ação civil pública, 2007. Disponível em: actbr.org.br/uploads/.../188_MPTPRxsouzacruz_fumicultores.pdf Acesso em: 01 maio, 2011.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.

PINCELLI, Ângela Cristina. Trabalho infanto-juvenil na fumicultura e responsabilidade social empresarial: o discurso da Souza Cruz. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

PELEGRINI, Djalma Ferreira; CLEPS JUNIOR, João. O programa de integração da Rezende/Sadia no triângulo mineiro/alto Paranaíba no contexto das transformações na suinocultura brasileira. In: V CONGRESSO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, 5., 2001, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, agosto de 2001. Disponível em: www.ichs.ufop.br/conifes/anais/.../ogt1601.htm.Acesso em: 01 maio, 2011.

SCARE, Roberto Fava; SILVA, Vinícius Mazza; TAVARES, Letícia Serra. Planejamento e implantação do pólo de avicultura integrada de Barreiras-BA. In: NEVES, Marcos Fava; Castro, Luciano Thomé (Orgs). Agricultura integrada: inserindo pequenos produtores de maneira sustentável em modernas cadeias produtivas. Ribeirão Preto, Editora Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

ARAÚJO FILGUEIRAS, V. Novas/Velhas formas de organização e exploração do trabalho: a produção "integrada" na agroindústria. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 18, n. 2, p. 230–245, 2013. DOI: 10.5433/2176-6665.2013v18n2p230. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/17669. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos