Novas/Velhas Formas de Organização e Exploração do Trabalho: A Produção "Integrada" na Agroindústria

Vitor Araújo Filgueiras

Resumo


O presente texto analisa a denominada “produção integrada” na agroindústria brasileira. A “integração” é uma forma de organização da produção e trabalho na qual uma empresa tomadora dos serviços firma contrato de exclusividade com supostos produtores rurais para fornecimento de determinado produto componente de seu processo produtivo. O modelo empreendido é um aparente monopsônio, mas na verdade constitui uma relação de assalariamento comum, sob tentativa de disfarce pouco arrojada. Há amplo controle do tomador de serviços sobre o processo produtivo dos “integrados”, que têm se tornado intermediadores de mão de obra ou apenas um empregado em meio aos demais envolvidos na produção. Os corolários da “integração” têm sido a extrema subsunção dos trabalhadores à empresa contratante e a brutal precarização de todos os trabalhadores (inclusive crianças) envolvidos. Além de revisão e discussão da literatura sobre esse modelo, este texto apresenta pesquisa efetuada em dois empreendimentos do setor avícola no nordeste da Bahia que adotam o modelo da “integração”.


Palavras-chave


Integração; Assalariamento; Precarização; Subsunção do trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez Editor, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.

CONCEIÇÃO, Edney. Territorialidade da avicultura de corte na Bahia: o sistema integrado de produção avícola nos municípios de São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira – BA. UFBA – Salvador – Bahia, 2007.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ação civil pública, 2007. Disponível em: Acesso em: 01 maio, 2011.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.

PINCELLI, Ângela Cristina. Trabalho infanto-juvenil na fumicultura e responsabilidade social empresarial: o discurso da Souza Cruz. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

PELEGRINI, Djalma Ferreira; CLEPS JUNIOR, João. O programa de integração da Rezende/Sadia no triângulo mineiro/alto Paranaíba no contexto das transformações na suinocultura brasileira. V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Ouro Preto, agosto de 2001. Disponível em: .Acesso em: 01 maio, 2011.

SCARE, Roberto Fava; SILVA, Vinícius Mazza; TAVARES, Letícia Serra. Planejamento e implantação do pólo de avicultura integrada de Barreiras-BA. In: NEVES, Marcos Fava; Castro, Luciano Thomé (Orgs). Agricultura integrada: inserindo pequenos produtores de maneira sustentável em modernas cadeias produtivas. Ribeirão Preto, Editora Atlas, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n2p230

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

         

 

                       

 

 

Mediações - Revista de Ciências Sociais

Londrina - PR

E-ISSN: 2176-6665

Email: mediacoes@uel.br  

Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International