Chamada de artigos - Dossiê: Quando o “Outro” é o antropólogo: reflexões sobre produções etnográficas contemporâneas (Mediações, vol. 27, n. 3 - 2022/3).

Organizadoras: Karine Lopes Narahara (UFRJ) e Inara do Nascimento Tavares (UFRR).

Apesar das diversas transformações pelas quais já passou a antropologia, ainda predomina na disciplina a ideia de que o fazer antropológico se dá no encontro com um “Outro”, muitas vezes distante espacialmente e “culturalmente” daquele que produz o texto etnográfico. Desdobra daí que o trabalho do antropólogo é disparado, quase sempre, por um deslocamento físico que o leva da sua “casa” para o “campo”. Este modelo tem sofrido uma desestabilização ainda mais profunda com a maior presença, nos últimos anos, de antropólogos negros e indígenas nos cursos de pós-graduação em antropologia do país. A presente proposta pretende reunir textos que contribuam com reflexões sobre a produção etnográfica contemporânea, com destaque para as tensões geradas sobre a ideia de que a antropologia é necessariamente produto do encontro com a diferença.

A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de Julho de 2022 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês.

As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index

Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/319