Chamada de artigos - Dossiê: O que fazem os números? Produções, usos e efeitos da quantificação da vida cotidiana (Mediações, vol. 26, n.2 – 2021/2).

2020-07-31

Organizadorxs: Glaucia Maricato (Freie Universität Berlin) e Vitor Simonis Richter (UFRGS).

A deflagração da pandemia do Covid-19 causou uma intensa circulação de tabelas, gráficos, estatísticas e rankings que buscam narrar o ‘comportamento’ das infecções e mortes pelo novo vírus. Tais ‘dados’ se tornaram o cerne de disputas e negociações, evidenciando a centralidade e os efeitos políticos das narrativas numéricas. Há muito as Ciências Sociais têm abordado processos de mensuração de populações e fenômenos sociais como instrumentos de poder e, mais recentemente, pesquisas têm avançado na discussão sobre a maneira como processos sociais complexos são transformados e reduzidos a números. Neste dossiê, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a se debruçarem sobre a vida social dos números e indicadores que fazem parte das práticas e tecnologias de governo contemporâneos. Buscamos reunir artigos que investiguem de forma empírica a produção, uso e efeitos de dados quantitativos a partir de diferentes produções numéricas do campo da saúde, governança, justiça, ativismos, políticas globais, e etc.

A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de março de 2021 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês.

As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index

Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/301