Chamada de artigos - Dossiê: Materialidades e agências na América Afro-Latina (Mediações, vol. 25, n. 3 - 2020/3)

Dossiê organizado pelos profs. Alline Torres Dias da Cruz (UFRJ) e Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo (Universidad Alberto Hurtado, Chile)

Pensado a partir do GT “Materialidades e agências na América Latina e no Caribe negros” organizado para a RAM 2019, esta proposta reunirá pesquisas etnográficas na América Latina e no Caribe com coletivos que reivindicam formas de afinidade e pertencimento a africanas(os) ou afrodescendentes, submetidos à escravização, sujeição e violência nas Américas. Acolheremos artigos sobre religiosidades afro-latino-americanas e movimentos afro-culturais nos quais a produção de artefatos, performances e objetos artísticos relaciona-se a antepassados, ancestrais, espíritos e deidades em espaços-tempos míticos e/ou históricos. Espera-se que os artigos indaguem como a criação de artefatos, performances e objetos artísticos atualiza a existência das entidades no cotidiano de pessoas afro-latino-americanas, e problematizem os possíveis efeitos de tal criação sobre outros artefatos, como aqueles criados pela escrita antropológica moderna e por seus modos convencionais de conceituar a alteridade, geralmente, subsumida ao par dicotômico “nós-eles”, ou, ainda, pelas narrativas coloniais e embranquecidas de Estados nacionais.

A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de agosto de 2020 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index

 Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/273