Submissões Online
Já possui um login/senha de acesso à revista Mediações - Revista de Ciências Sociais?
Acesso
Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
O artigo é acompanhado de resumo, palavras-chave e título em português e inglês e respeita o limite mínimo de 40.000 e máximo de 60.000 caracteres (com espaços). Caso se trate de uma resenha, o(a)s autore(a)s declara(m) que o texto respeita o mínimo de 9.000 caracteres (com espaços) e o máximo de 14.000 caracteres (com espaços).
A submissão não conta com mais do que 3 (três) (co)autore(a)s e atende o requisito de titulação. A(s) parte(s) redigidas por cada um(a) do(a)s (co)autore(a)s, desde a pesquisa até a redação final do texto, estão devidamente identificadas em Documento Suplementar de Co-Autoria anexado no sistema.
Nenhum(a) do(a)s autore(a)s publicou em Mediações nos últimos 18 meses.
O(A)s autore(a)s declara(m) que o artigo está redigido em conformidade com a norma culta da língua e com os padrões da ABNT. Declara(m)-se ainda ciente(s) de que o manuscrito pode vir a ser recusado, caso se constate que não passou por revisão gramatical e ortográfica adequadas à linguagem científica douta.
O manuscrito está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto, não no final do documento, como anexos. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e não ultrapassam 2Mb. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção "Sobre" da Revista. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de anonimato da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
O(A) autor(a) e/ou o(a)s (co)autore(a)s envolvido(a)s na feitura do texto encontra(m)-se devidamente registrado(s) e cadastrado(s) no sistema no momento da submissão, incluíram seu(s) ORCID nos dados de identificação bem como os demais dados obrigatórios (nome completo, afiliação institucional completa, cidade, Estado, país, minicurrículo, link para o Lattes, fonte(s) de financiamento, possíveis conflitos de interesse).
O(A)s autore(a)s declara(m) que o artigo observa as regras de boas práticas acadêmicas, em particular as de plágio e autoplágio, descritas nas instruções contidas na seção Plágio da Revista.
- O(A)s autore(a)s asseguram que sua investigação seguiu os preceitos éticos e jurídicos previstos pelos documentos que normatizam a conduta ética na pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais em sua área de conhecimento, como indicado na seção Preceitos Éticos da Revista, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada.
Declaração de Direito Autoral
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Política de Privacidade
A análise de mérito é realizada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc (método Double Blind Review), especialistas no tema, convidados por Mediações para emitirem seus pareceres. Em caso de discordância entre os dois pareceres, solicita-se necessariamente uma terceira avaliação. O processo é organizado de modo a preservar a identidade da autoria e da avaliação. Cabe ao(à) editor(a) de seção responsável pelo artigo a escolha dos pareceristas que avaliarão o manuscrito, bem como a comunicação da decisão editorial ao(à) autor(a). O artigo pode ser aceito sem necessidade de alterações, aceito desde que observadas as correções obrigatórias ou rejeitado.
No caso de o manuscrito ter sido aceito sem necessidade de alterações, cabe ao(à) editor(a) de seção: 1- encaminhar o manuscrito para o(a)s editore(a)s responsáveis.
No caso de o manuscrito ter sido aceito desde que observadas as correções obrigatórias, cabe também ao(à) editor(a) de seção: 1- verificar com o(a) autor(a) se ele(a) se dispõe a realizar tais correções, dentro de um prazo razoável estipulado pelo editor de seção; 2 -reencaminhar o manuscrito para o(a)s pareceristas, caso estes tenham optado no formulário de parecer por verificar se as alterações foram realizadas a contento; ou realizar essa verificação quando não há disponibilidade do(a)s pareceristas para tanto; 3 - informar o(a) autor(a) sobre a decisão final; 4 – em caso de aprovação, encaminhar o manuscrito para o(a)s editore(a)s responsáveis.
No caso de o manuscrito ter sido rejeitado, cabe ao(à) editor(a) de seção: 1- contatar o(a) autor(a), enviando os pareceres de recusa do artigo e 2- informar o(a)s editore(a)s responsáveis da recusa ocorrida, enviando, inclusive, os pareceres que atestam a decisão.
Por fim, Mediações compromete-se a respeitar a privacidade do(a)s autore(a)s: nomes, endereços e demais dados informados serão utilizados exclusivamente para os procedimentos previstos pela Revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O manuscrito submetido a Mediações também é protegido de formas de exploração indevida: tanto editore(a)s de seção quanto pareceristas são orientado(a)s a não citar, não usar as informações em suas pesquisas nem repassar o texto antes de sua publicação.
Mediações veta ainda o compartilhamento da submissão com terceiro(a)s não envolvido(a)s no processo editorial, de modo a garantir a confidencialidade do manuscrito.