Estado e comércio internacional: convergências e divergências

Autores

  • Patricia Ayub da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Lobo Muniz Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2008v12n0p217

Palavras-chave:

Estado, comércio internacional, globalização, organizações internacionais

Resumo

Analisa a evolução histórica do Estado partindo de sua atuação na atividade econômica, considerando o quanto que essa intervenção depende do momento político-econômico vivenciado. Examina a globalização como fenômeno multifacetado que resulta na mundialização do fluxo comercial, surgimento de novos atores internacionais e processo de aceleração da interdependência desses atores. Considera que a divisão de atribuições e a reestruturação do papel Estatal diante do comércio internacional não implicam na crença da desnecessidade deste para o comércio, mas que, pelo contrário, devem convergir em seus interesses para suas próprias manutenções e alcance de seus objetivos de forma equilibrada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Ayub da Costa, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Direito Negocial na área de concentração Direito e Relações Empresariais e Internacionais da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Direito Empresarial, Fundadora e Diretora Executiva do INPRI – Instituto Paranaense de Relações Internacionais, Advogada e Professora de Direito Internacional.

Tânia Lobo Muniz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, Professora Adjunta do Departamento de Direito Público e do Curso de Mestrado da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Costa, P. A. da, & Muniz, T. L. (2008). Estado e comércio internacional: convergências e divergências. Scientia Iuris, 12, 217–233. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2008v12n0p217

Edição

Seção

Artigos