Aspectos econômicos dos direitos fundamentais: benefícios fiscais para portadores de deficiência

Autores

  • Soraya Regina Gasparetto Lunardi Universidade de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2008v12n0p199

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, benefícios fiscais, portadores de deficiência

Resumo

O presente artigo trata dos direitos fundamentais e sua eficácia no caso específico das pessoas portadoras de deficiência com direito a condições especiais para compra de veículo, mas que não podem dirigir. Aponta como coerente uma interpretação sistemática integrativa e institucional do art. 111 do CTN, da Constituição Federal e das leis ordinárias, e como os Tribunais vêm decidindo tais questões. A pesquisa de campo realizada demonstra que, via de regra, as empresas não aceitam realizar a isenção de impostos quando não é o próprio portador de deficiências quem irá dirigir o veículo. Por outro lado, realizando uma interpretação sistemática verificamos decisões que efetivam tais direitos, mesmo quando o portador de deficiências não tem condições de dirigir. Por fim, a horizontalidade indireta dos direitos fundamentais, aponta a transferência da responsabilidade pela elaboração do processo de aquisição para o fornecedor e a atuação do Estado, facilitando e até premiando iniciativas nesse sentido, como forma de solução para o problema analisado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Soraya Regina Gasparetto Lunardi, Universidade de Marília

Doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutora pela Universidade de Athenas - Grécia. Coordenadora do Mestrado da Universidade de Marília, onde também é Professora e Pesquisadora.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Lunardi, S. R. G. (2008). Aspectos econômicos dos direitos fundamentais: benefícios fiscais para portadores de deficiência. Scientia Iuris, 12, 199–215. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2008v12n0p199

Edição

Seção

Artigos