A cláusula geral do abuso de direito como função longa manus do instituto da responsabilidade civil

Autores

  • Franciel Munaro Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2007v11n0p57

Palavras-chave:

Direito civil, cláusulas gerais, responsabilidade civil, abuso de direito, princípio de direito.

Resumo

O Novo Código Civil traz o instituto do abuso de direito erigido a uma cláusula geral. Esta, através de seus elementos estruturais, como a boa-fé, os bons costumes e os fins econômicos e sociais, determinará a responsabilidade do agente em indenizar outrem caso este ultrapassar os limites do permitido. O instituto do abuso de direito, contudo, extravasa à ordem civil, bem como ao instituto da responsabilidade, permeando por outros campos do direito, fato pelo qual abrange uma vasta gama de situações e probabilidades jurídicas, devendo ser trabalhado como um princípio de direito.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franciel Munaro, Universidade do Contestado

 

 

Especialista em Direito Privado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Advogado e professor titular da cátedra de Direito das Obrigações na Universidade do Contestado (UNC). Afiliação: Universidade do Contestado, UNC, Campus Concórdia – SC. Professor titular da cátedra de Direito das Obrigações da UNC.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Munaro, F. (2007). A cláusula geral do abuso de direito como função longa manus do instituto da responsabilidade civil. Scientia Iuris, 11, 57–72. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2007v11n0p57

Edição

Seção

Artigos