Considerações sobre o elemento objetivo da lesão contratual no Código Civil de 2002

Autores

  • Adauto de Almeida Tomaszewski Universidade Estadual de Londrina
  • Celito De Bona Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO - CEULJI - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p281

Palavras-chave:

Lesão Contratual, elemento objetivo, parâmetros, agir prudencial.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca do elemento objetivo do instituto da lesão contratual, esculpida no art. 157 do Código Civil de 2002. Trata-se de instituto não previsto no Código de 1916, mas restaurado no atual, embora seu ressurgimento não se deva a este. Não obstante possuir elementos subjetivos, apenas será analisado seu elemento objetivo, acerca da ponderação subjetiva sobre o quanto deve ser considerado uma manifesta desproporção entre as prestações opostas, chamando a atenção para a importante atuação do magistrado pelo seu agir prudencial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adauto de Almeida Tomaszewski, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina/PR; Doutor em Direito Pela PUC/SP; professor dos cursos de Graduação, Especialização e Mestrado em Direito na UEL; professor dos cursos de Graduação e Especialização em Direito da PUC/PR – Campus Londrina/PR; professor do Curso de Mestrado em Direito Processual e Cidadania da UNIPAR – Campus sede Umuarama/PR; autor de diversas obras e artigos jurídicos.

Celito De Bona, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO - CEULJI - ULBRA

Especialista lato sensu em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Paranaense – UNIPAR/Toledo; especialista lato sensu em Filosofia do Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; professor da graduação em Direito no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO - CEULJI - ULBRA.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Tomaszewski, A. de A., & De Bona, C. (2009). Considerações sobre o elemento objetivo da lesão contratual no Código Civil de 2002. Scientia Iuris, 13, 281–304. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p281

Edição

Seção

Artigos