Fintechs: inovação, redução dos custos de transação, eficiência e análise econômica do direito

Autores

  • Henrique Avelino Lana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG).
  • Lucas Vinicios Cruz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2020v24n2p25

Palavras-chave:

Fintechs, Análise Econômica do Direito, Custos de transação.

Resumo

O presente artigo faz um estudo jurídico e econômico das fintechs, que são sociedades empresárias, geralmente startups, que atuam no mercado financeiro, mediante as ferramentas metodológicas da Análise Econômica do Direito. O objetivo geral é demonstrar a inteiração entre fintechs e análise econômica do direito. O objetivo específico é demonstrar a utilidade das fintechs para reduzir os custos de transação para os seus usuários, sob a ótica da Análise Econômica do Direito. Neste sentido, o problema a ser respondido é saber como o uso de fintechs pode contribuir, especificamente, também, para reduzir os custos de transação, tornando as operações financeiras mais céleres e mais eficientes. Para chegar-se a hipótese de resposta ao problema, a metodologia a ser utilizada é a da finalidade de pesquisa aplicada, com pesquisa exploratória, em abordagem qualitativa, por método indutivo, mediante pesquisa bibliográfica, toda ela especializada sobre o tema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Avelino Lana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG).

Pós Doutor em Direito pela Faculdade Mineira de Direito (PUCMG). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG).

Lucas Vinicios Cruz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG).

Mestrando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG).

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Avelino Lana, H., & Cruz, L. V. (2020). Fintechs: inovação, redução dos custos de transação, eficiência e análise econômica do direito. Scientia Iuris, 24(2), 25–46. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2020v24n2p25

Edição

Seção

Artigos