Transformação da economia direcionada ao crescimento e ao alcance do progresso social, sob a égide da Constituição Federal de 1988

Autores

  • Dinaura Godinho Pimentel Gomes Magistratura do Trabalho do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p169

Palavras-chave:

Transcendência do princípio fundamental da dignidade humana, transformação da economia na era da informação, valorização do trabalho humano a partir da efetiva garantia do acesso ao trabalho.

Resumo

O presente artigo versa sobre a necessidade da atuação positiva do Estado Democrático de Direito, com seriedade e transparência, na ordem econômica e social, eis que, no exercício pleno de sua soberania, tem como estabelecer eficazes políticas públicas e aplicar investimentos de qualidade no intuito prospectivo de construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização, reduzindo as desigualdades sociais, além de promover o bem de todos, como impõe o art. 3o, inciso III, da Constituição Federal. Assim, nos limites dos princípios e regras constitucionais, deve intervir, cada vez mais, nas relações jurídicas, de tal modo que as transformações estruturais da economia tenham por objetivo alcançar, por primeiro, o progresso social da Nação como finalidade própria do desenvolvimento que tanto se almeja. Com isso, deve fazer valer os direitos fundamentais de cada cidadão, principalmente através do trabalho, enquanto meio preponderante para assegurar o direito à vida com dignidade.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dinaura Godinho Pimentel Gomes, Magistratura do Trabalho do Paraná

Doutora em Direito do Trabalho e Sindical pela Universidade Degli Studi di Roma La Sapienza, com revalidação pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-doutora em Direito junto à Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP. Juíza do Trabalho Titular da 1ª Vara de Londrina - Paraná. Professora Universitária.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Gomes, D. G. P. (2009). Transformação da economia direcionada ao crescimento e ao alcance do progresso social, sob a égide da Constituição Federal de 1988. Scientia Iuris, 13, 169–192. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p169

Edição

Seção

Artigos