Sustentabilidade econômica e ambiental: um ideal da sociedade internacional

Autores

  • Ana Cláudia Duarte Pinheiro Universidade Estadual de Londrina
  • Marlene Kempfer Bassoli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2005v9n0p109

Palavras-chave:

Meio-ambiente, Organização Mundial do Comércio, União Européia, harmonização legislativa, MERCOSUL, valores econômicos, desenvolvimento sustentável e axiológicos, progresso e justiça social

Resumo

A incorporação do tema ambiental por organismos internacionais e blocos regionais, ao longo das últimas décadas do século XX, demonstra uma lenta preocupação com o caminho do desenvolvimento sócio-econômico sustentável. O processo de desenvolvimento, que se consolidou a partir do modo de produção capitalista, exerceu influência sobre a sociedade de um modo geral. Um modelo econômico de efeito globalizante, trouxe à tona uma nova rede de relações, com reflexos, inclusive, nas estruturas políticas dos Estados. Assim, entre as necessárias preocupações, diante das mudanças, está a incorporação de valores relacionados ao meio ambiente para alcançar o desenvolvimento sustentável, ou seja, desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente e justiça social. Diante da transnacionalidade da questão ambiental e para alcançar tal objetivo, é fundamental despertar para a consciência do caminho da harmonização legislativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia Duarte Pinheiro, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de Direito Financeiro na Universidade Estadual de Londrina.

Marlene Kempfer Bassoli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito do Estado-Direito Tributário, pela PUC-SP. Professora dos programas de Mestrado em Direito da Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR e da Universidade de Marília-UNIMAR/SP.

Downloads

Publicado

2005-12-15

Como Citar

Pinheiro, A. C. D., & Bassoli, M. K. (2005). Sustentabilidade econômica e ambiental: um ideal da sociedade internacional. Scientia Iuris, 9, 109–130. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2005v9n0p109

Edição

Seção

Artigos