Problematizando o conceito de responsabilidade social empresarial: implicações de uma leitura multidisciplinar

Autores

  • Ricardo Lebbos Favoreto Universidade Estadual de Londrina
  • Clodomiro José Bannwart Júnior Universidade Estadual de Londrina
  • Arnaldo José França Mazzei Nogueira Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2020v24n1p55

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial, Gestão Empresarial, Direito, Habermas, Teoria da Ação Comunicativa

Resumo

A responsabilidade social empresarial (RSE), em décadas recentes, ganhou amplo espaço na pesquisa acadêmica e na prática gerencial. Apesar de estar em evidência, seu conceito ainda suscita dúvidas. De que realmente se trata a RSE? Como se relacionam as partes envolvidas? Sujeita-se a ideia que representa a algum tipo de controle? Com a difusão da RSE, o conceito anuviou-se, adquirindo sentidos diversos, conforme as resultantes dos propósitos em questão. Visando-se compreendê-lo melhor, procede-se neste artigo a uma leitura multidisciplinar da RSE. Utiliza-se, para tanto, de aportes da Administração, do Direito e da Filosofia, com enfoque no pensamento habermasiano. A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas possibilita que se direcione à RSE uma visão crítica, extensora das acepções que a ela usualmente se atribuem. Trata-se de pesquisa teórica, cujo objetivo é discutir a RSE reflexivamente e por ângulos variados. Aponta-se para a necessidade de investir na inteligibilidade conceitual da RSE.

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Biografia do Autor

Ricardo Lebbos Favoreto, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Email: ricardo.favoreto@hotmail.com

Clodomiro José Bannwart Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. (UNICAMP). Especialista em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral pela Claretianos (CLRT). Especialista em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Direito pela Faculdade Pitágoras de Londrina (FPL). Graduado em Filosofia pela Univeridade Estadual de Londrina. Email: cbannwart@ hotmail.com

Arnaldo José França Mazzei Nogueira, Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciência Política pela Univerisdade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Email: ajnogueira@ usp.br

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

Lebbos Favoreto, R., Bannwart Júnior, C. J., & França Mazzei Nogueira, A. J. (2020). Problematizando o conceito de responsabilidade social empresarial: implicações de uma leitura multidisciplinar. Scientia Iuris, 24(1), 55–77. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2020v24n1p55

Edição

Seção

Artigos