O agir comunicativo inserido no consenso democrático: incursões do campo jurídico no contexto social a partir de jurgen habermas

Autores

  • Roberto Jose Covaia KOSOP Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • José Edmilson de Souza LIMA Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA e Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n2p10

Resumo

O presente artigo se desenvolve, tanto metodológica quanto epistemologicamente, pela teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas para, evidenciar seu valor ao campo jurídico e servir de ponto largada à reflexões desenvolvidas pelo sociólogo alemão, especificamente, do conhecimento aliado ao interesse, da ética inserida do consenso democrático, da relação do direito com a esfera pública e do desenvolvimento do sujeito em prol do pensamento jurídico pós-metafisíco. Conclui-se que o Direito é fundado no campo social por intermédio de circuitos de comunicação que habilitam atores sociais à se tornarem relevantes no ambiente jurídico e codificam na linguagem perspectivas crescentes de justiça.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Jose Covaia KOSOP, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Mestre (bolsista CAPES) em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA; Pós-Graduado em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS e em Direito Contratual da Empresa pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Graduado em Direito pela mesma instituição; Atualmente é Vice-Presidente Regional Sul da Federação Nacional de Pós-Graduandos em Direito (FEPODI 2017/2019). Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL). Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI); Membro do grupo de pesquisa em "Epistemologia e Direito" (CNPq/UNICURITIBA) liderado pelo Professor Doutor José Edmilson de Souza-Lima (UNICURITIBA), que dialoga com o grupo de pesquisa liderado pelo Professor Dimas Floriani (UFPR) e Membro do grupo de pesquisa "Direito e Literatura" vinculado ao Centro Universitário Curitiba, sob a supervisão do Prof. Marcelo Bueno Mendes. Advogado. Suas pesquisas estão concentradas na área do Direito, sendo seu aporte interdisciplinar e sociológico, sendo alguns de seus interesses associados aos temas: filosofia do direito, pedagogia e sociologia jurídica, direito e literatura, direito civil contemporâneo, direito contratual, teoria crítica do direito e epistemologia jurídica.

José Edmilson de Souza LIMA, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA e Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor e Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2014 e 2015 Coordenou o Núcleo de Pesquisa do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba. Atualmente é pesquisador e docente do Mestrado em Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

KOSOP, R. J. C., & LIMA, J. E. de S. (2019). O agir comunicativo inserido no consenso democrático: incursões do campo jurídico no contexto social a partir de jurgen habermas. Scientia Iuris, 23(2), 10. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n2p10

Edição

Seção

Artigos