Acesso à justiça pela atuação profilática do tabelião: a mediação extrajudicial como meio alternativo de solução de conflitos

Autores

  • Anna Christina Zenkner Universidade de Ribeirão Preto
  • Juvêncio Borges Silva UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2018v22n3p88

Palavras-chave:

Acesso à justiça, meios alternativos de solução de conflitos, mediação extrajudicial

Resumo

O artigo discute o direito fundamental do acesso à justiça e a necessária ressignificação do seu conteúdo, diante de uma crise institucional vivenciada pelo Poder Judiciário no Brasil. O colapso do sistema jurisdicional, que descredita o Judiciário e o deslegitima enquanto Poder, faz nascer a imperiosa necessidade de se discutir mecanismos alternativos para a solução de controvérsias, que mitiguem o excesso de judicialização. Assim, o conceito de acesso de justiça deve ser interpretado à luz da realidade jurídica nacional, com soluções que transcendem o Poder Judiciário, tais como a mediação e a conciliação. Nesse sentido, o desenvolvimento da mediação extrajudicial, além de possível, é desejável e permitirá, em boa medida, uma ruptura com a “cultura da sentença” e o descongestionamento dos tribunais. A pesquisa se orienta pelo método analítico-dedutivo, com fulcro em livros, artigos científicos e jurisprudências para, ao final, demonstrar que a atuação preventiva e mediadora do notariado pode construir muitas soluções dialogais e impedir que muitos processos judiciais se iniciem. É, pois, a profilaxia a serviço da doença crônica denominada inefetividade e morosidade judicial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Christina Zenkner, Universidade de Ribeirão Preto

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Tabeliã de Notas e de Protestos da Comarca de Pitangueiras, Estado de São Paulo.

Juvêncio Borges Silva, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Doutor pela UNESP, Mestre pela Unicamp, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, Graduado em Ciências Sociais pela UEMG, Docente do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Editor Adjunto da Revista Paradigma. Associado e avaliador do CONPEDI.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Zenkner, A. C., & Silva, J. B. (2018). Acesso à justiça pela atuação profilática do tabelião: a mediação extrajudicial como meio alternativo de solução de conflitos. Scientia Iuris, 22(3), 88–110. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2018v22n3p88

Edição

Seção

Artigos