Os novos serviços na sociedade da informação: o caso do Uber na cidade de São Paulo

Marcelo Guerra Martins, Marcelo Tadeu Nascimento, Ronny Max Machado

Resumo


O presente artigo tem como foco o serviço de transporte por meio da utilização do Uber, tecnologia típica da sociedade da informação, pautada pela utilização da internet e de equipamentos eletrônicos como tablets e smartphones. São abordados também os aspectos sociais, econômicos e jurídicos dessa novel tecnologia de transporte nas grandes cidades brasileiras, com ênfase na cidade de São Paulo, que regulou o uso do Uber em 2016. As conclusões enfatizam a compatibilidade do novo serviço com o sistema jurídico brasileiro, bem como as potenciais vantagens em relação ao transporte realizado pelos taxis tradicionais. A metodologia utilizada é o estudo bibliográfico com caráter qualitativo e indutivo.


Palavras-chave


Sociedade da informação; Globalização; Novos serviços; Uber

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n2p154

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Scientia Iuris

ISSN (eletrônico) 2178-8189

 

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