Aspectos da avaliação institucional dos programas de pós-graduação em direito: instrumentos e concepções

Autores

  • Luiz Edson Fachin Universidade Federal do Paraná
  • Maria Francisca Carneiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.1997v1n0p23

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Instrumentos, Concepções.

Resumo

Este trabalho trata de elementos que contribuem para discutir aspectos do conceito de avaliação educacional, em seus fundamentos históricos e sociológicos, verificando-se quais as razões do privilégio de alguns métodos em detrimento de outros. Aborda-se as principais tendências de avaliação institucional no panorama mundial, relacionando-as com as características apresentadas pelo instrumento nacional DATACAPES. Apresenta-se uma preliminar sugestão de alguns elementos que podem ser eventualmente considerados, para o prosseguimento da pesquisa em avaliação nos cursos de pós-graduação em Direito. Analisa-se os critérios quantitativos e qualitativos de avaliação, em suas virtudes, problemas e questões. Considera-se as dificuldades institucionais nas relações entre o micro e o macro sistema social, no contexto da avaliação, bem como a inevitabilidade das taxonomias, do estabelecimento e hierarquização de objetivos em avaliação educacional.

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Biografia do Autor

Luiz Edson Fachin, Universidade Federal do Paraná

Professor doutor da Pós-graduação em Direito da UFPR

Maria Francisca Carneiro, Universidade Federal do Paraná

Professora doutora da Pós-graduação em Direito da UFPR

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Publicado

2002-12-15

Como Citar

Fachin, L. E., & Carneiro, M. F. (2002). Aspectos da avaliação institucional dos programas de pós-graduação em direito: instrumentos e concepções. Scientia Iuris, 1, 23–41. https://doi.org/10.5433/2178-8189.1997v1n0p23

Edição

Seção

Artigos