Ferramentas para a Análise e Monitoramento nas Redes Sociais

Juan Prieto

Resumo


Introdução: As redes e associações são usadas ??pelos seres humanos desde os primórdios da humanidade e sua análise levanta preocupações de diversos setores da sociedade. A Análise de Redes Sociais estuda a relação que existe entre uns e outros, a estrutura social, compara a presença online de um negócio com a competência, etc. É uma área que está surgindo, essencial nos processos de tomada de decisão por sua capacidade de analisar e intervir nos comportamentos das estruturas.

Objetivo: Avaliar três ferramentas de Análise de Redes Sociais para monitorar as conversas sobre a Organização "IFLA" (International Federation of Library Associations) para medir o sentimento das mesmas, gerenciar os esforços sociais e relacionar os fluxos entre as entidades e grupos.

Metodologia: Ensaio.

Resultados: A propriedade mais importante de uma ferramenta para analisar as redes sociais é o fato de serem livres e virtuais. Os resultados demonstram que o número de buscas realizado sobre a IFLA, desde 2004 é decrescente em relação com o número total de buscas que têm sido feitas no Google. Por outro lado é interessante destacar que o interesse regional não coincide plenamente entre Google Trends e Google Insight.

Conclusões: No estudo foram analisadas ferramentas especializadas no registro da atividade em mídias sociais, que têm um elevado potencial para o exercício de acompanhamento no âmbito das relações públicas e de pesquisa básica e aplicada.

 


Palavras-chave


Análisis de Redes Sociales; Sistemas de Inteligencia; Relaciones Sociales; Internet; Redes de Investigación Científica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p120



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional