A Trajetória da Gestão pela Qualidade nas Bibliotecas Brasileiras

Eduardo da Silva Alentejo, Sofia Galvão Baptista

Resumo


Introdução: Trata sobre a trajetória da qualidade nas bibliotecas brasileiras ao longo das últimas décadas. Discorre sobre as mudanças de paradigma e suas características relacionadas com o ‘ideal de qualidade em bibliotecas’. Discorre sobre a busca pela qualidade em bibliotecas brasileiras através de sua trajetória no âmbito da gestão orientada à qualidade.

Objetivo: Demonstra como a preocupação com a implantação por melhorias tem sido sistematizada, ao longo do tempo, nas bibliotecas no país.

Metodologia: Resultados de revisão retrospectiva de literatura.

Resultados: Destaca que os assuntos: Padronização em Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Estudos de Uso e de Usuários; Automação dos Sistemas de Informação, Marketing de Bibliotecas e Gestão da Qualidade relacionam-se com as dimensões e características da qualidade, aplicadas às bibliotecas. Pois, as inúmeras abordagens temáticas ao longo dos anos demonstram que a trajetória da excelência e da qualidade em bibliotecas brasileiras tem sido incorporada nos modelos de gestão em bibliotecas.

Conclusões: O entendimento dos aspectos teóricos permite contribuir para a implantação da gestão da qualidade.

 


Palavras-chave


Dimensões da qualidade em bibliotecas; Trajetória da qualidade em bibliotecas; Gestão da Qualidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p132



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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