Imagem, informação e tecnologia

vídeo digital como objeto de estudo para Ciência da Informação

Autores

  • Alexandre Ribas Semeler Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Geociências
  • Helen Beatriz Frota Rozados Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p78

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Vídeo digital, Imagens técnicas, Máquinas de imagem, Infoestética

Resumo

Introdução: Aborda conceitos a respeito de tecnologias da imagem, no contexto da Ciência da Informação. Delimita o estudo do vídeo digital enquanto imagem, tecnologia e informação. 
Objetivo: Identifica as relações do vídeo digital com o conceito de informação estética. 
Metodologia: Pesquisa bibliográfica. 
Resultados: Os principais autores da fundamentação teórica são Abraham Moles, Arlindo Machado, Philippe Dubois, Lev Manovich, Lucia Santaella, Yves-François Le Coadic, Silvia Martin e Vilém Flusser os quais abordam temas sobre máquinas de imagens (fotografia, cinema, televisão, vídeo e computador), Ciência da Informação e vídeo digital. 
Conclusões: O vídeo digital desaparece em sua especificidade para ressurgir como uma presença totalitária junto ao computador e a outros dispositivos tecnológicos.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Ribas Semeler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Geociências

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é bibliotecário documentalista no Instituto de Geociências da UFRGS. Tem experiência com tecnologias digitais atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, revistas científicas de acesso aberto, objetos de aprendizagem, métricas informacionais e vídeo digital.

Helen Beatriz Frota Rozados, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Administração de Sistemas de Informação (UFRGS), Mestrado e Doutorado em Comunicação e Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência no desenvolvimento e implementação de bancos e bases de dados em texto, imagem e som, tendo atuado em empresas de comunicação social e em sistemas de bibliotecas e redes de informação. Na Ciência da Informação, dedica-se especialmente aos seguintes temas: gestão de imagens tecnológicas, redes sociais, gestão do conhecimento, gestão da informação, avaliação de sistemas de informação. Trabalha com educação a distância, interessando-se por e produzindo objetos de aprendizagem. Ministra, na Graduação, as disciplinas de 'Marketing em Sistemas de Informação', 'Tópicos Especiais em Gestão de Sistemas de Informação' e 'Bibliotecas Universitárias e Especializadas'. Na Pós-graduação, a disciplina 'Imagens Tecnológicas na Sociedade da Informação' . É líder de grupo do NEITI (Núcleo de Estudos em Imagem Tecnológica e Informação).

Downloads

Publicado

2012-03-28

Como Citar

Semeler, A. R., & Rozados, H. B. F. (2012). Imagem, informação e tecnologia: vídeo digital como objeto de estudo para Ciência da Informação. Informação & Informação, 17(1), 78–92. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p78

Edição

Seção

Artigos