Revistas internacionais para a área de Ciência da Informação

outra visão além do sistema Qualis/Capes

Autores

  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Sibele Fausto Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p23

Palavras-chave:

Revistas científicas internacionais, Listagem Qualis/Capes, Web of science

Resumo

Introdução: Estudo da presença das revistas da lista Qualis/Capes representadas internacionalmente para a área da Ciência da Informação, contrastada com as revistas presentes na base de dados Web of Science e em outras fontes informacionais (LISA, Library Literature & Information e Ulrich´s International Periodicals Directory). 
Objetivo: Averiguar a coerência da lista de títulos estrangeiros e de editoriais internacionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no sistema Qualis/Capes
Metodologia: Pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa da produtividade científica dos docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia no período de 1995/2004, cujos dados obtidos foram sistematizados e gerados em forma de tabelas e mapas de relações. Também foram trabalhadas as informações nas versões anteriores da listagem Qualis/Capes, verificando a evolução e possíveis inadequações na presença de certas revistas e outras não. 
Resultados: Como principais resultados, constatamos que poucas revistas da listagem Qualis/Capes fazem parte da Web of Science (referência mundial em revistas científicas), indicando a possibilidade dessa listagem ser influenciada por outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas I, em desconsideração à Ciência da Informação, uma vez que há um escopo muito restrito para essa área em visibilidade internacional, neste modelo.
Conclusão: Os resultados indicam que a Ciência da Informação é a área mais próspera em estudos científicos dentro das áreas de Ciências Sociais Aplicadas I e sua qualificação inferior é injusta, uma vez que a listagem Qualis/Capes dessa área é sujeita a grande interferência de outras áreas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduação em Bibliotecomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e doutorado em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria Geral da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos métricos (bibliometria, cienciometria...), análise de redes sociais.

Sibele Fausto, Universidade de São Paulo - USP

Bibliotecária pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), especialista em Informação em Ciências da Saúde pela UNIFESP/BIREME/OPAS/OMS. Atualmente é bibliotecária da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Pinto, A. L., & Fausto, S. (2012). Revistas internacionais para a área de Ciência da Informação: outra visão além do sistema Qualis/Capes. Informação & Informação, 17(3), 23–48. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p23

Edição

Seção

Artigos