Comunicação e a prevenção de danos no uso da internet

Autores

  • Antonio Carlos Machado Universidade Paulista - UNIP
  • Gino Giacomini-Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p17

Palavras-chave:

Comunicação, Consumidor, Prevenção de danos, internet, Bancos

Resumo

Introdução: A comunicação bancária tem registrado uso intenso de novas tecnologias e conteúdos, caso do net banking, o que gera novas possibilidades e relações com o cliente bancário. Trata-se de um consumidor que é incentivado a conhecer os serviços oferecidos por meio de novos canais, a visualizar esses atributos, mas se ele detectar restrições informativas ou falhas na comunicação, irá se manifestar de alguma forma. Muitos consumidores lidam com fraudes ou danos causados pelo sistema de acesso virtual disponibilizado pelos bancos. Tal contexto apresenta inovações no sistema de comunicação protagonizado pelos bancos e consumidores midiatizados pela internet.

Objetivos: Descrever a comunicação bancária voltada para a prevenção de danos quando do uso de seus websites pelos consumidores.

Metodologia: Foram pesquisados os websites dos bancos Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, além de pesquisa de opinião com 130 usuários do net banking desses bancos.

Resultados: Os bancos reservam em seus websites espaços específicos e não padronizados para a prevenção de danos ao consumidor no uso do net banking, enquanto os clientes usam tais serviços de forma parcial.

Conclusão: Os resultados encontrados não podem ser generalizados, servindo o presente estudo como degrau para que outros trabalhos possam aprofundar o objeto de estudo apresentado a fim de dimensionar com maior amplitude e representatividade a gestão da prevenção de danos ao consumidor no contexto do net banking.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Carlos Machado, Universidade Paulista - UNIP

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Docente da Universidade Paulista (UNIP).

Gino Giacomini-Filho

Doutor e Livre-docente em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Docente Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Machado, A. C., & Giacomini-Filho, G. (2013). Comunicação e a prevenção de danos no uso da internet. Informação & Informação, 18(1), 17–32. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p17

Edição

Seção

Artigos