Desafio aos gestores de unidades de informação para implementar o intraempreendorismo e o empowerment

Autores

  • Antonio Costa Gomes Filho Pesquisador do Grupo de Pesquisa Administração e Ciência da Informação GPACI/DEADM, docente da Univesidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO
  • Astrid Honesko Chefe do Setor de Aquisição e docente da disciplina de Empreendedorismo em cursos de formação específica na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa – Estado do Paraná-Brasil)
  • Vera Lucia Braga da Silva Bibliotecária da Biblioteca Central da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa – Estado do Paraná-Brasil)
  • Roberta Moraes de Bem Bibliotecária-documentalista, chefe do Serviço de Referência da Biblioteca Central da UFSC.(Universidade Federal de Santa Catarina– Estado de Santa Catarina-Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p118

Palavras-chave:

Empowerment, Intraempreendedorismo, Criatividade, Descentralização, Poder, Administração, Unidades de informação

Resumo

Introdução: A gestão das organizações contemporâneas exige ferramentas gerenciais adequadas ao seu tempo. Essas ferramentas estão disponíveis ao gestor de unidades de informação e podem ser aplicadas na gestão desse tipo de sistema organizacional.
Objetivo: Apresentaros conceitos de intraempreendedorismo e de empowermentcomo os principais elementos do clima organizacional necessários ao desenvolvimento do espírito empreendedor.
Metodologia: O instrumento de coleta de dados foi o questionário, aplicado em 2010 para servidores de uma biblioteca universitária. No universo da pesquisa de 56 sujeitos, 36% dos questionários foram respondidos.
Resultados: Os resultados permitem inferir que, de um total de dez características empreendedoras, três delas (estabelecimento de metas, riscos calculados e persuasão e redes de contatos) foram consideradas como pontos fracos nogrupo analisado. A constatação de que os profissionais pesquisados têm, no nível grupal, grau positivo favorável ao empreendedorismo-possuindo 70% de características empreendedoras pessoais positivas sugere que os mesmos podem auxiliar na inovação da unidade de informação se os gestores criarem um ambiente favorável ao intraempreendedorismo. Quanto ao clima organizacional, este foi considerado favorável à implementação do empowerment.
Conclusões: As conclusões finais revelam que a unidade de informação pode ser beneficiada com a aplicação do empowerment, de forma a promover o espírito empreendedor, estando aberta para mudanças culturais rumo a uma Administração Empreendedora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Costa Gomes Filho, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Administração e Ciência da Informação GPACI/DEADM, docente da Univesidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste nas áreas de Gestão de Recursos da Informação e do Conhecimento, Gestão de Projetos e pesquisador nas linhas de Pesquisa Gestão do Conhecimento, Inteligencia Competitiva e Empreendedorismo. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Programa EGC/UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina – Estado de Santa Catarina – Brasil). Docente do Curso de Administração DEADM/UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste – Estado do Paraná-Brasil)

Astrid Honesko, Chefe do Setor de Aquisição e docente da disciplina de Empreendedorismo em cursos de formação específica na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa – Estado do Paraná-Brasil)

Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação, PUC-CAMPINAS (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

Vera Lucia Braga da Silva, Bibliotecária da Biblioteca Central da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa – Estado do Paraná-Brasil)

Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação, PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

Roberta Moraes de Bem, Bibliotecária-documentalista, chefe do Serviço de Referência da Biblioteca Central da UFSC.(Universidade Federal de Santa Catarina– Estado de Santa Catarina-Brasil)

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Programa EGC/UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina – Estado de Santa Catarina – Brasil), Mestre pelo mesmo programa (EGC/UFSC).

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Gomes Filho, A. C., Honesko, A., Silva, V. L. B. da, & Bem, R. M. de. (2011). Desafio aos gestores de unidades de informação para implementar o intraempreendorismo e o empowerment. Informação & Informação, 16(3), 118–141. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p118

Edição

Seção

Artigos