Desafio aos Gestores de Unidades de Informação para Implementar o Intraempreendedorismo e o Empowerment

Antonio Costa Gomes Filho, Astrid Honesko, Vera Lucia Braga da Silva, Roberta Moraes de Bem

Resumo


Introdução: A gestão das organizações contemporâneas exige ferramentas gerenciais adequadas ao seu tempo. Essas ferramentas estão disponíveis ao gestor de unidades de informação e podem ser aplicadas na gestão desse tipo de sistema organizacional.

Objetivo: Apresentar os conceitos de intraempreendedorismo e de empowerment como os principais elementos do clima organizacional necessários ao desenvolvimento do espírito empreendedor.

Metodologia: O instrumento de coleta de dados foi o questionário, aplicado em 2010 para servidores de uma biblioteca universitária. No universo da pesquisa de 56 sujeitos, 36% dos questionários foram respondidos.

Resultados: Os resultados permitem inferir que, de um total de dez características empreendedoras, três delas (estabelecimento de metas, riscos calculados e persuasão e redes de contatos) foram consideradas como pontos fracos no grupo analisado. A constatação de que os profissionais pesquisados têm, no nível grupal, grau positivo favorável ao empreendedorismo - possuindo 70% de características empreendedoras pessoais positivas sugere que os mesmos podem auxiliar na inovação da unidade de informação se os gestores criarem um ambiente favorável ao intraempreendedorismo. Quanto ao clima organizacional, este foi considerado favorável à implementação do empowerment.

Conclusões: As conclusões finais revelam que a unidade de informação pode ser beneficiada com a aplicação do empowerment, de forma a promover o espírito empreendedor, estando aberta para mudanças culturais rumo a uma Administração Empreendedora.

Palavras-chave


Empowerment, Intraempreendedorismo, Criatividade, Descentralização, Poder, Administração, Unidades de Informação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p118

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional