Mediação da Informação em Websites de Bibliotecas Universitárias Brasileiras: Referencial Teórico

Valéria Aparecida Moreira Novelli, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Luciana de Souza Gracioso

Resumo


Introdução: As bibliotecas universitárias podem ampliar suas fronteiras, visualizar a possibilidade de inovar suas atividades a partir de uma maior utilização e exploração das TICs, especialmente da web.

Objetivo: Identificar e apresentar, a partir de referencial teórico, as possibilidades existentes de utilização das tecnologias da informação e comunicação e destacar o papel dos bibliotecários na mediação da informação para aliar o uso das novas tecnologias e o fator humano para a satisfação do usuário.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica na literatura da área de biblioteconomia e ciência da informação, com ênfase nas abordagens: mediação da informação, websites, portais de bibliotecas, serviço de referência virtual.

Resultados: A aplicação da ideia e das tecnologias web 2.0 aos serviços e coleções das bibliotecas tem sido classificada como “Biblioteca 2.0”. A web mostra-se como um ambiente propício as ações mediadoras para o uso da biblioteca, dos recursos informacionais que ela disponibiliza, da necessidade de oferecer ao usuário do serviço virtual a mesma qualidade oferecida pelo serviço tradicional. Essas tecnologias apresentam um potencial para a otimização do oferecimento da prestação de serviços/produtos, a mediação da informação, a ampliação da satisfação dos usuários que não precisarão deslocar-se até a biblioteca para serem informados e receberem atendimento personalizado.

Conclusões: As conclusões revelam que as bibliotecas devem oferecer além de serviços locais, outros tipos de serviços que facilitem a vida do usuário, já que muitos recursos informacionais estão distribuídos e disponíveis em rede. O bibliotecário deve investir na sua função de mediador da informação, buscando o diálogo presencial e/ou virtual com o usuário que marcará a qualidade dos serviços/produtos disponibilizados pela biblioteca.

Palavras-chave


Mediação da Informação; Bibliotecas Universitárias; Websites; Tecnologias da Informação e da Comunicação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p142

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional