Formação e Competências do Bacharel em Biblioteconomia da UDESC: Análise Seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações
Resumo
Introdução: A dominação tecnológica, de certa forma, atingiu todas as áreas do conhecimento, sendo que a área da Biblioteconomia, que trata primariamente com a informação, foi afetada de tal modo que surgiram alterações nos paradigmas da profissão.
Objetivo: Verificar se o curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atende às exigências do mercado de trabalho quanto à formação e às competências do bacharel em Biblioteconomia, seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, que abrange fontes bibliográficas e documentais, sendo que foi analisado o currículo vigente implantado em 2008 do curso de Biblioteconomia da UDESC.
Resultados: As oito fases do curso de Biblioteconomia da UDESC atendem às atividades que a CBO classifica para o bibliotecário. O único critério presente em todas as fases é a competência pessoal. Além disso, as atividades que mais predominam no curso de Biblioteconomia da UDESC são: disponibilizar informações a qualquer suporte; gerenciar unidades, redes e sistemas de informação; e desenvolver estudos e pesquisas.
Conclusões: As conclusões finais revelam que o curso analisado atende às exigências do mercado de trabalho quanto à formação e às competências do bacharel em Biblioteconomia.Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p166
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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)
DOI: 10.5433/1981-8920
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