Formação e Competências do Bacharel em Biblioteconomia da UDESC: Análise Seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações

Elaine de Oliveira Lucas, Aline Andrade Ouriques

Resumo


Introdução: A dominação tecnológica, de certa forma, atingiu todas as áreas do conhecimento, sendo que a área da Biblioteconomia, que trata primariamente com a informação, foi afetada de tal modo que surgiram alterações nos paradigmas da profissão.

Objetivo: Verificar se o curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atende às exigências do mercado de trabalho quanto à formação e às competências do bacharel em Biblioteconomia, seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, que abrange fontes bibliográficas e documentais, sendo que foi analisado o currículo vigente implantado em 2008 do curso de Biblioteconomia da UDESC.

Resultados: As oito fases do curso de Biblioteconomia da UDESC atendem às atividades que a CBO classifica para o bibliotecário. O único critério presente em todas as fases é a competência pessoal. Além disso, as atividades que mais predominam no curso de Biblioteconomia da UDESC são: disponibilizar informações a qualquer suporte; gerenciar unidades, redes e sistemas de informação; e desenvolver estudos e pesquisas.

Conclusões: As conclusões finais revelam que o curso analisado atende às exigências do mercado de trabalho quanto à formação e às competências do bacharel em Biblioteconomia.

Palavras-chave


Curso de Biblioteconomia. Atividades do bibliotecário. Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p166

  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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