Formação e competências do bacharel em biblioteconomia da UDESC

análise seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações

Autores

  • Elaine de Oliveira Lucas Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Aline Andrade Ouriques Universidade do Estado de santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p166

Palavras-chave:

Curso de Biblioteconomia, Atividades do bibliotecário, Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

Resumo

Introdução: A dominação tecnológica, de certa forma, atingiu todas as áreas do conhecimento, sendo que a área da Biblioteconomia, que trata primariamente com a informação, foi afetada de tal modo que surgiram alterações nos paradigmas da profissão.
Objetivo: Verificar se o curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)atende às exigências do mercado de trabalho quanto à formação e às competências do bacharel em Biblioteconomia, seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, que abrange fontes bibliográficas e documentais, sendo que foi analisado o currículo vigente implantado em 2008do curso de Biblioteconomia da UDESC.
Resultados: As oito fases do curso de Biblioteconomia da UDESC atendem às atividades que a CBO classifica para o bibliotecário. O único critério presente em todas as fases é a competência pessoal. Além disso, as atividades que mais predominam no curso de Biblioteconomia da UDESC são: disponibilizar informações a qualquer suporte; gerenciar unidades, redes e sistemas de informação; e desenvolver estudos e pesquisas.
Conclusões: As conclusões finais revelam que o curso analisado atende às exigências do mercado de trabalho quanto à formação e às competências do bacharel em Biblioteconomia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine de Oliveira Lucas, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Depto de Biblioteconomia e Gestão da Informação - DBI da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharel em Biblioteconomia tambem pela UFSC.

 

Aline Andrade Ouriques, Universidade do Estado de santa Catarina - UDESC

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Lucas, E. de O., & Ouriques, A. A. (2011). Formação e competências do bacharel em biblioteconomia da UDESC: análise seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações. Informação & Informação, 16(3), 166–190. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p166

Edição

Seção

Artigos