A qualidade da informação na web

uma abordagem semiótica

Autores

  • Juliana de Assis UFMG
  • Maria Aparecida Moura UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p96

Palavras-chave:

Qualidade da informação, Ambientes colaborativos, Semiótica, Redes sociais

Resumo

Introdução: A dinamicidade dacriação e do uso da informação bem como a flexibilidade e mutabilidade que moldam as trocas simbólicas nos ambientes digitais colaborativos constituem um desafio a mais para se pensar a qualidade da informação.
Objetivo: Discutir a qualidade da informaçãoa partir de uma perspectiva pragmática.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica, a partir de consultas às bases de dados Scientific Commonse Scopus, publicações internacionais em Ciência da Informação, pesquisas em andamento, capítulos de livros, teses e dissertações e periódicos científicos nacionais da área.
Resultados: A partir das reflexões desenvolvidas, aponta-se que as abordagens convencionais do conceito de qualidade da informação apresentam insuficiências ante o desafio de se compreender como ela se estabelece num ambiente interativo e colaborativo permeado por trocas simbólicas constantes mediadas pela arquitetura de redes sociais em que o modelo de usuário passivo dá lugar a um sujeito ativo e dinamizador do signo.
Conclusões: Considera-se que as pesquisas sobre a qualidade da informação na webnecessitam de abordagens que reconheçam esse ambiente como um espaço de articulação dos processos de significação e de evidenciação das dinâmicas de produção e compartilhamento de significados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana de Assis, UFMG

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG.

Maria Aparecida Moura, UFMG

Pós-doutora em Semiótica Cognitiva e  Novas Mídias  pela  Maison de Sciences de l' Homme. Professora associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

de Assis, J., & Moura, M. A. (2011). A qualidade da informação na web: uma abordagem semiótica. Informação & Informação, 16(3), 96–117. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p96

Edição

Seção

Artigos