Especialização em bibliotecas escolares e acessibilidade

discutindo a gestão da biblioteca na modalidade EAD

Autores

  • Ariel Behr PPGA/EA/UFRGS
  • Eliane Lourdes da Silva Moro FABICO/UFRGS
  • Lizandra Brasil Estabel IFRS
  • Henrique Mello Rodrigues de Freitas PPGA/EA/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n1p102

Palavras-chave:

Educação aberta e a distância (EAD), Tecnologias de informação e de comunicação, Gestão de biblioteca

Resumo

O artigo relata as atividades desenvolvidas em um Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade de Educação Aberta e a Distância mediada por computador. Trata de um estudo de casos sobre: qualidade na prestação de serviços em bibliotecas escolares; acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como possibilidade de construção de ferramentas de gestão, que auxiliam o bibliotecário a planejar, organizar e avaliar as atividades. Tem como sujeitos da pesquisa alunos do Curso de Especialização que atuavam em três bibliotecas escolares, sendo, respectivamente, uma no Estado do Rio Grande do Sul, uma no Estado da Paraíba; e a terceira no Estado do Rio de Janeiro. Descreve e analisa, mais especificamente, os resultados da construção da “Matriz de Priorização GUT”no âmbito das bibliotecas escolares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariel Behr, PPGA/EA/UFRGS

Doutorando em Administração(PPGA/EA/UFRGS). Mestre em Administração (PPGA/EA/UFRGS). Bacharel em Ciências Contábeis - UFRGS. Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tutor do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/FABICO/UFRGS).

Eliane Lourdes da Silva Moro, FABICO/UFRGS

Doutoranda em Educação (PPGEDU/UFRGS). Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia (FABICO/UFRGS). Professora do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS. Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/FABICO/UFRGS).

Lizandra Brasil Estabel, IFRS

Doutora em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Especialista em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia (FABICO/UFRGS). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Porto Alegre. Coordenadora Pedagógica-Tecnológica e Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/FABICO/UFRGS).

Henrique Mello Rodrigues de Freitas, PPGA/EA/UFRGS

Pós-doutorado na University of Baltimore, Maryland, EUA. Pós-doutorado pela Université Pierre Mendes, France. Doutor em Gestão pela UPMF/ESA. Professor da Escola de Administração (EA/UFRGS) e do PPGA/EA/UFRGS. Pesquisador 1 do CNPq

Downloads

Publicado

2011-07-15

Como Citar

Behr, A., Moro, E. L. da S., Estabel, L. B., & Freitas, H. M. R. de. (2011). Especialização em bibliotecas escolares e acessibilidade: discutindo a gestão da biblioteca na modalidade EAD. Informação & Informação, 16(1), 102–123. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n1p102

Edição

Seção

Relatos de Experiência