Orientador ou tutor é autor?

Maria das Graças Targino

Resumo


Ao decorrer dos tempos, as profundas mudanças no ensino e na pesquisa advindas do avanço tecnológico e, sobretudo, a valoração crescente do ensino superior e da investigação científica vêm acarretando intensa controvérsia em torno do velho e desgastado slogan publish or perish. Cada vez mais, orientadores ou tutores de teses e trabalhos acadêmicos em geral aparecem como primeiro autor ou co-autor de trabalhos realizados por seus alunos, recorrendo ao argumento de que a autoria, como atividade e processo, sofre intensas mutações sociais, culturais, econômicas e políticas. Este é um tema que suscita debate e conduz a mudanças conceituais que exigem a reconstrução dos fundamentos teóricos que cercam a autoria, mas sem relegar a questão ética de respeito à produção do outro.

Palavras-chave


Co-autoria. Orientação. Trabalhos acadêmicos. Monografias acadêmicas. Teses.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp145



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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