Competência Informacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB: um estudo do projeto pedagógico.

Valmira Perucchi, Beatriz Alves de Sousa

Resumo


Apresenta resultados de pesquisa que teve o objetivo de verificar, no projeto pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a existência de propostas voltadas para o desenvolvimento de competência informacional nos estudantes dessa Instituição. O estudo se baseia nas três concepções de competência informacional abordadas por Belluzzo e Rosetto (2005) e Dudziak (2003): na concepção de se “construir conhecimento”, na concepção “digital” e na concepção da “informação social”, com ênfase no aprendizado ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, fundamentada na literatura da área. Os resultados apontam para a ausência de propostas voltadas para a competência informacional concernente à inclusão digital, à educação continuada e ao desenvolvimento do espírito investigativo no estudante. De acordo com a literatura da área, essas são práticas de grande importância como potencializadoras do bom uso da informação e de obtenção de conhecimentos.

 


Palavras-chave


Competência informacional. Educação para a competência informacional. Projeto Pedagógico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n1p21

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional