Estudos de usuários conforme o paradigma social da ciência da informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa.

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p23

Palavras-chave:

Estudos de usuário. Paradigma social. Ciência da Informação.

Resumo

Apresenta exemplos concretos de questões surgidas no âmbito de estudos de usuários da informação realizados conforme o paradigma social da Ciência da Informação. Em primeiro lugar mostra um quadro teórico dos estudos de usuários e os desafios contemporâneos que se colocam para o campo da pesquisa e do ensino. Utiliza exemplos de pesquisas realizadas no escopo da disciplina Usuários da Informação como forma de problematizar alguns aspectos relativos a essa aproximação. Conclui que a realização tais estudos pelo paradigma social acarreta novos problemas até então pouco discutidos no campo e reforça ainda a característica de ciência humana e social dos estudos de usuários da informação.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, UFMG

Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutor em Ciência da Informação e pós-doutorando na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

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Publicado

2010-12-28

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2010). Estudos de usuários conforme o paradigma social da ciência da informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa. Informação & Informação, 15(2), 23–39. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p23

Edição

Seção

Artigos