Divulgaçao científica e relações de poder.

Autores

  • Graça Caldas UMESP e LABJOR/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp31

Palavras-chave:

Comunicação da ciência. Comunicação científica. Divulgação científica. Cientistas e jornalistas. Relações de poder. Responsabilidade social.

Resumo

O artigo faz uma reflexão sobre as relações de poder presentes no processo de divulgação científica, considerando as diferenças de cultura dos jornalistas e dos cientistas. Aborda as tensões e os conflitos existentes entre o discurso competente dos especialistas e o discurso leigo dos jornalistas no processo de construção do discurso jornalístico. Discute a função de ambos na formação da opinião pública e a responsabilidade social desses atores na construção da memória científica na mídia, considerando seu papel na construção da memória coletiva sobre as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), sua trajetória histórica, produção científica e os riscos e os benefícios dessa produção para a sociedade. Defende a democratização do saber por meio de parceria entre jornalistas e cientistas para uma divulgação científica competente e cidadã, que possibilite a inclusão da sociedade no processo decisório sobre a utilização dos recursos de CT&I e na discussão nacional sobre temas polêmicos, com impacto social, transgênicos, células tronco, energia nuclear, entre outros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graça Caldas, UMESP e LABJOR/UNICAMP

Jornalista, professora de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo e Mestradao em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/Unicamp. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC)

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

Caldas, G. (2010). Divulgaçao científica e relações de poder. Informação & Informação, 15(1esp), 31–42. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp31

Edição

Seção

Artigos