Uma Proposta de Atendimento às necessidades de informação dos usuários da biblioteca escolar por meio do benchmarking e do sensemaking.

Autores

  • Ariel Behr PPGA/EA/UFRGS
  • Eliane Lourdes da Silva Moro FABICO/UFRGS
  • Lizandra Brasil Estabel IFRS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p37

Palavras-chave:

Gestão de Biblioteca, Serviços de Informação, Benchmarking, Sense-making

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de discussão a respeito da qualidade nos serviços de infor­mação, a construção do conhecimento focada no usuário e considerações acerca da utilização da comparação de informações na busca por excelência. Aborda os processos de busca, tratamento, utilização e comparação de informações para a verificação da qualidade dos serviços prestados aos usuários das bibliotecas, enfocando a aplicação de benchmarking e do sensemaking para qualificar os serviços das bibliotecas e atender aos usuários nas suas necessidades de busca da informação. Caracteriza-se como uma contribuição aos bibliotecários, possibilitando uma reflexão a respeito da necessidade de novas atitudes, que incluam a interação com os usuários na verifi­cação do processo de busca de informação no espaço da biblioteca, na interpretação do sentido, na construção do conhecimento e na tomada de decisão a fim de tornar os serviços de informação qualificados e acessíveis para todos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariel Behr, PPGA/EA/UFRGS

Doutorando em Administração(PPGA/EA/UFRGS) Mestre em Administração (PPGA/EA/UFRGS) Bacharel em Ciências Contábeis - UFRGS. Tutor do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/FABICO/UFRGS).

Eliane Lourdes da Silva Moro, FABICO/UFRGS

Doutoranda em Educação (PPGEDU/UFRGS). Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia (FABICO/UFRGS). Professora do Curso de BIblioteconomia da FABICO/UFRGS. Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/FABICO/UFRGS).

Lizandra Brasil Estabel, IFRS

Doutora em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Especialista em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia (FABICO/UFRGS). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Coordenadora Pedagógica-Tecnológica e Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/FABICO/UFRGS).

Downloads

Publicado

2010-03-19

Como Citar

Behr, A., Moro, E. L. da S., & Estabel, L. B. (2010). Uma Proposta de Atendimento às necessidades de informação dos usuários da biblioteca escolar por meio do benchmarking e do sensemaking. Informação & Informação, 15(1), 37–54. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p37

Edição

Seção

Artigos