Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p343

Palavras-chave:

Mediação da informação, Valor pragmático

Resumo

Introdução: O processo de mediação consciente da informação é evocado e necessário para garantir a apropriação da informação em consonância com o contexto sociocultural em que as relações entre os sujeitos, os mediadores e os ambientes informacionais estão inseridos. Nessa conjuntura, é preciso compreender os diferentes valores - pragmático, afetivo e simbólico - que permeiam o processo de mediação da informação, que estão refletidos e refletem as tessituras constitutivas das teias sociais.
Objetivo: Discutir, com base na fundamentação teórica da mediação da informação, sobre os valores pragmático, afetivo e simbólico que permeiam o processo consciente de mediação e o tornam humanizador.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. No que se refere aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica.
Resultados: Quando os usuários e o próprio mediador compreendem a ação mediadora deste último agente como uma concepção de vida, favorecem o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.
Conclusões: A pesquisa propõe que, no processo de mediação consciente da informação, sejam atribuídos os valores pragmático, afetivo e simbólico à ação mediadora tanto pelos usuários quanto pelo próprio mediador, o qual a relaciona a uma atuação humanizada e favorece o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.

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Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Santos, R. do R., Sousa, A. C. M. de, & Júnior, O. F. de A. (2021). Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação. Informação & Informação, 26(1), 343–362. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p343

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Artigos