Metodologias ativas no ensino da disciplina metodologia do trabalho científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p729

Palavras-chave:

Metodologia do trabalho científico, Ensino aprendizagem, Metodologias ativas

Resumo

Objetivo: O relato de pesquisa analisa as metodologias de ensino utilizadas por professores do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba na disciplina MTC, ofertada para os cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas nos períodos letivos 2018.2 e 2019.1.
Metodologia: Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa de natureza exploratória e de campo, com abordagem quantiqualitativa.
Resultados: Os resultados apontam para o desenvolvimento de métodos dinâmicos. Dentre as práticas empenhadas pelos docentes, identificaram-se: gincanas e games; aprendizagem baseada em projetos e problemas; aprendizagem entre pares ou times; estudos de caso; o método gallery walk, entre outros. Ressalta-se os principais benefícios do uso de metodologias ativas, a exemplo do aumento de interatividade, melhora da comunicação interpessoal, proatividade, motivação, incentivo a autonomia na aprendizagem, ampliação da relação aluno-professor e, despertar do perfil pesquisador.
Conclusões: Conclui-se que as metodologias ativas, aliadas ao ensino da disciplina MTC, vem colaborando para despertar a participação ativa e consciente do aluno em seu processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Joana Ferreira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Araújo, J. F. de, & Silva, A. K. A. da. (2021). Metodologias ativas no ensino da disciplina metodologia do trabalho científico. Informação & Informação, 26(2), 729–753. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p729

Edição

Seção

Relatos de Experiência