Se estou no Google, logo existo: técnicas de alavancagem e visibilidade de um periódico científico em motores de busca por meio de técnicas de SEO

Barbara Coelho Neves, Ramon Davi Santana, Dulcinéia Vieira de Assunção Gomes, Makson de Jesus Reis

Resumo


O artigo aborda o marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do Website da revista científica PontodeAcesso. Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO on-site e on-page que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa dos grandes motores de busca como Google, Bing e Yahoo!. O método é descritivo, com abordagem qualitativa, e metodologia de estudo de case (Revista) em marketing, com o apoio de revisão de literatura e técnica de observação a parir da criação de personas. Como resultado, o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada as observações realizadas a partir da análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclui-se que o Website da PontodeAcesso não faz uso de tais estratégias e técnicas, o que tem colaborado para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da sua produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. E que o uso de tais ferramentas poderiam alavancar sua visibilidade na comunidade científica e potencializar o engajamento.

Palavras-chave


Ferramentas de busca na Web; Marketing na Internet; Recuperação da informação; Search Engine Optimization (SEO); Periódico científico

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