A economia do conhecimento e a inovaçao digital no setor financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p205

Palavras-chave:

Bancos, Aprendizado, Economia do conhecimento, Inovação digital

Resumo

Objetivo: deste artigo é, baseado na literatura científica, provocar uma reflexão sobre como a organização pode inovar e se reinventar por meio do aprendizado, quando consegue integrar novos conhecimentos, de maneira efetiva e ordenada.
Metodologia: Para a construção deste trabalho foi realizada uma revisão da literatura, abordando os constructos sistema de inovação, economia do conhecimento, organizações aprendizes e inovação digital no setor financeiro.
Resultados encontrados evidenciam que para manter a sustentabilidade no mercado digital, os bancos tradicionais precisam superar obstáculos como: ausência da cultura de inovação; redução do prazo de entrega; e tornarem-se ágeis.
Conclusões: O cenário mercadológico implica a necessidade do rápido aprendizado, em que as pessoas envolvidas promovam mudanças na organização. A inovação externa e a interação com empresas terceiras tornaram-se fatores importantes para a obtenção da vantagem competitiva e a aquisição de novos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Elaine Drumond Pires e Silva, Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutora em SIstemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Armando Sérgio de Aguiar Filho, Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Silva, E. D. P. e, Pinheiro, M. M. K., & Aguiar Filho, A. S. de. (2021). A economia do conhecimento e a inovaçao digital no setor financeiro. Informação & Informação, 26(2), 205–230. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p205

Edição

Seção

Artigos