Grupos de pesquisa em Ciência da Informação da região nordeste do Brasil: análise da produção, temáticas e disseminação da comunicação científica

Andreza Pereira Batista, Gabriela Belmont de Farias

Resumo


Introdução: A produção científica brasileira é fomentada por meio dos estudos desenvolvidos por grupos de pesquisa, especialmente os que estão registrados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Estes grupos são ligados a instituições de ensino e pesquisa, especialmente as Universidades Públicas Federais. Em vista disso, o artigo tem como questões de partida identificar quais as principais temáticas dos grupos de pesquisa em Ciência da Informação da Região Nordeste do Brasil e os meios de comunicação mais utilizados pelos líderes dos grupos para a disseminação das produções científicas?
Objetivo: apresentar o cenário da produção dos Grupos de Pesquisa nordestinos em Ciência da Informação, cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, suas principais abordagens temáticas e os veículos de comunicação utilizados, por meio da análise das produções publicada, pelos líderes dos grupos, na base de dados Web of Science.
Metodologia: segue-se a abordagem qualiquantitativa, tendo como método de pesquisa o estudo de caso e para a análise dos dados a análise de conteúdo. Resultados: aponta-se que os grupos de pesquisa Ciência da Informação da Região Nordeste são focados em pesquisas relacionadas às temáticas: gestão, mediação e tecnologia da informação, utilizando como suporte de disseminação de suas pesquisas os artigos em periódicos científicos.
Conclusões: os grupos de pesquisa nordestinos possuem publicações científicas de qualidade e publicadas em periódicos com qualis, demonstrando o comprometimento dos pesquisadores em produzir conhecimentos para a (re)utilização pela comunidade acadêmica, e consequentemente, para a sociedade.

Palavras-chave


Ciência da Informação; Comunicação Científica; Produção Científica; Gestão da Informação; Grupos de Pesquisa

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CLARIVATE ANALYTICS. Web of Science Group. A pesquisa no Brasil: promovendo a excelência. [S.l: s. n.], 2019. 42 p. Análise preparada para a CAPES pelo Grupo Web of Science.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Bases censitárias. Brasília, ([20--]a). Disponível em: https://bit.ly/3e5CXOf. Acesso em: 19 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Base corrente do DGP. Brasília, ([20--]b). Disponível em: https://bit.ly/2VSsm32. Acesso em: 19 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Censos realizados. Brasília, ([20--]c). Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/ censos-realizados/. Acesso em: 16 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Consulta parametrizada. Brasília, ([20--]d). Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/ faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf. Acesso em: 16 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Grupo de pesquisa. Brasília, ([20--]e). Disponível em: https://bit.ly/2Cg4BuD. Acesso em: 16 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Líder de grupo de pesquisa. Brasília, ([20--]f). Disponível em: https://bit.ly/31Sp2ZE. Acesso em: 16 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

(CNPq). Linhas de pesquisa. Brasília, ([20--]g). Disponível em: https://bit.ly/3gAU8Js. Acesso em: 16 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Painel DGP. Brasília, 2016a. Disponível em: https://bit.ly/31OJr1s/. Acesso em: 19 nov. 2016.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Produção C, T&A. Brasília, 2016b. Disponível em:https://bit.ly/38wGyDW. Acesso em: 19 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Produção C, T&A do grupo de pesquisa. Brasília, ([20--]h). Disponível em: https://bit.ly/3iAy1Et. Acesso em: 16 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Objetivo. Brasília, ([20--]i). Disponível em: https://bit.ly/3e06lFG. Acesso em: 16 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). O que contêm as bases. Brasília, ([20--]i). Disponível em: https://bit.ly/3e0tZlj/. Acesso em: 16 nov. 2019.

DEUS, Jorge Dias de (Org.). A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

DROESCHER, Fernanda Dias; SILVA, Edna Lúcia da. O pesquisador e a produção científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.1, p.170-189, jan./mar. 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

LOPES, Eliezer Mendes; LOBO, Deisiré Amaral. Características dos Grupos de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/CNPq). BIBLOS, [S.l.], v. 30, n. 1, p. 81-103, nov. 2016.

MARCONI, Marina dde Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p124

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional