A Escola de Chicago e a dimensão temática da informação

Keitty Rodrigues Vieira, Marisa Bräscher, Eva Cristina Leite da Silva, Cezar Karpinski

Resumo


Introdução: O artigo propõe o diálogo entre uma obra específica com a corrente norte-americana proveniente do movimento da Escola de Chicago, que influencia na catalogação de assunto amplamente utilizada e debatida em meio científico até os dias atuais. Entende-se que tal discussão contribui para o avanço teórico da área. Objetivo: Verificar, por meio da produção bibliográfica, como as características teóricas da dimensão temática da informação norte-americana influenciaram ou foram influenciadas pela obra “Catálogo Sistemático: princípios básicos” de Jesse Shera e Margaret Egan da Escola de Chicago. Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão, pautado em pesquisa exploratória e descritiva, tendo como fonte as referências bibliográficas que foram analisadas a partir do método histórico. Nesse processo, a fonte é entendida como um produto final que engloba intenções, conflitos e relações de poder, tanto no aspecto da autoridade quanto da sua circulação. Resultados: Descreve o processo de fundamentação teórica no campo do tratamento temático da informação com enfoque na perspectiva norte-americana representada pela obra e autores selecionados. Apresenta a influência do campo “assunto” na catalogação sistemática, mostrando que esta foi a principal proposta da obra analisada. Conclusões: Conclui-se que a preocupação biblioteconômica do acesso à informação com o foco no usuário, paradigma atual na Ciência da Informação, está fortemente relacionada ao movimento da Escola de Chicago.

Palavras-chave


Tratamento Temático da Informação; Catalogação; Catálogo Sistemático

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p211

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