Análise de conteúdo da produção científica da Organização do Conhecimento em sua dimensão política e social no Brasil

Luciane Paula Vital, Bianca Ferreira Hernandez, Andreia dos Santos

Resumo


Introdução: Dentre as temáticas atualmente estudadas na Organização do Conhecimento, aquelas relativas à sua dimensão política e social despertam especial interesse na comunidade científica especializada. Objetivo: Visando identificar como se caracteriza essa produção científica, este estudo objetiva analisar o enfoque das pesquisas publicadas no capítulo ISKO Brasil na dimensão política e social. Metodologia: Desenvolveu-se a partir de uma metodologia qualitativa, exploratória e indutiva. Procedeu-se à Análise de Conteúdo de Bardin como método para a coleta e análise dos dados. Resultados: Foram analisados 43 trabalhos publicados no Eixo 3 do capítulo ISKO Brasil e instituídas seis categorias de análise: Análise de Domínio e Representação em Domínio Específico, Dimensão cultural, social e política em Organização do Conhecimento, Aspectos éticos, Representação do conhecimento, Formação docente e Comportamento informacional. As duas primeiras categorias foram as que tiveram o maior número de trabalhos. As pesquisas enfocam o estudo de domínios ou os sistemas de representação já existentes e questões teóricas da Análise de Domínio. Conclusões: Observa-se uma predominância investigativa relacionada aos aspectos da representação terminológica e a criação e utilização de instrumentos que atentem quanto a manifestação da diversidade cultural. Destaca-se que o capítulo ISKO Brasil tem dado destaque à temática e propiciado que as pesquisas em torno da relação entre OC e as questões sociais, políticas e culturais sejam inseridas na área.


Palavras-chave


Organização do conhecimento. Dimensão política e social. ISKO Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p1

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional